"Portanto, ninguém se glorie em homens; porque todas as coisas são de vocês, seja Paulo, seja Apolo, seja Pedro, seja o mundo, a vida, a morte, o presente, ou o futuro; tudo é de vocês, e vocês são de Cristo, e Cristo, de Deus."
PENSE NISTO: "O valor do homem é determinado, em primeira linha, pelo grau e pelo sentido em que se libertou do seu ego!" (Albert Einstein).

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

A Noiva de Cristo

- por Charles G. Finney

"Assim, meus irmãos, também vós morrestes relativamente à lei, por meio do corpo de Cristo, para pertencerdes a outro, a saber, aquele que ressuscitou dentre os mortos, a fim de que frutifiquemos para Deus" Romanos 7:4

O casamento é usado na Bíblia descrevendo o relacionamento entre Cristo e a Igreja. Jesus é várias vezes descrito como o marido da Igreja: "Porque o teu Criador é o teu marido; o SENHOR dos Exércitos é o seu nome" (Is 54.5). "Convertei-vos, ó filhos rebeldes, diz o SENHOR; porque eu sou o vosso esposo" (Jr 3.14). A Igreja é descrita como a Noiva, a esposa do Cordeiro: "O Espírito e a Noiva dizem: Vem!" (Ap 22.17). Ou seja, Cristo e a Igreja dizem: "Vem!". O apóstolo Paulo diz: "Porque zelo por vós com zelo de Deus; visto que vos tenho preparado para vos apresentar como virgem pura a um só esposo, que é Cristo" (2Co 11.2).

MARIDOS FIÉIS E ESPOSAS DEVOTADAS

Em muitos casamentos, a esposa abre mão de seu próprio nome e assume o do seu esposo. E a Igreja assume o nome de Cristo e é batizada em Seu nome. Uma mulher casada não tem interesses separados. Assim, a Igreja não tem direito de ter interesses separados do Senhor Jesus Cristo. Se a esposa tem propriedade, ela se junta às do marido. A reputação da esposa é unida à do seu marido; a reputação dele é dela e a dela é dele. O que afeta o caráter de um, afeta o do outro. Sua reputação é uma e seus interesses são um.

Tudo o que diz respeito à Igreja é tão do interesse de Cristo, que é como se fosse um problema pessoal Seu. Como marido da Igreja, Ele é responsável por fazer tudo o que for necessário para promover os interesses da Igreja, como um marido é responsável por promover o bem-estar de sua esposa. Um marido fiel gasta seu tempo, seu trabalho e seus talentos para promover os interesses e a felicidade de sua esposa. Jesus Cristo doa a Si mesmo para promover o bem-estar de Sua Igreja. Ele é zeloso pela reputação de Sua Igreja, como qualquer marido sempre o é pela reputação de sua esposa. Nunca houve um ser humano tão comprometido e devotado aos interesses de sua esposa, como Jesus Cristo é quando Sua Igreja tem sua reputação ou seus sentimentos ofendidos. Ele declara que seria melhor para um homem pendurar uma pedra de moinho ao pescoço e ser lançado ao mar, do que ofender um de Seus pequeninos (veja Mt 18.6).

Jesus sente todos os sofrimentos da Igreja e a Igreja sente todos os sofrimentos de Jesus. Quando um crente tem algum entendimento dos sofrimentos de Cristo, nada no mundo, então, afeta ou dispersa sua mente com angústias. Nenhuma mulher se sente tão angustiada e magoada como a que é responsável por causar a morte de seu marido. O cristão sente esse remorso quando ele entende que seus pecados deram ocasião à morte de Jesus Cristo. Como você se sentiria se seu marido, ou esposa, se oferecesse para sofrer e morrer por você, para salvar sua vida? Apenas lembrar-se disso já deixaria a pessoa angustiada! Você sempre entendeu que seus pecados causaram a morte de Cristo e que Ele morreu por você como se você tivesse sido absolutamente o único pecador no mundo de Deus? Ele sofreu dor, escárnio e morte por você. Ele amou Sua Igreja deu-se a Si mesmo por ela. Ele a comprou com Seu próprio sangue.

Em casamentos cristãos, a esposa submete-se aos desejos de seu marido. Ela não tem interesses individuais e não deveria ter desejos conflitantes com os dele. A Bíblia faz disso uma orientação cristã para a esposa, concordar em todas as coisas com os desejos de seu esposo. O desejo do marido torna-se, para a esposa fiel, o objetivo de suas atividades. Sua vida inteira é, apenas, fazer a vontade de seu marido. O relacionamento da Igreja com Jesus é precisamente o mesmo. A Igreja é governada por Sua vontade. Quando crentes exercitam fé, o Senhor se torna a causa do mover de toda sua conduta. A esposa reconhece seu marido como seu cabeça e a Bíblia declara que ele o é. O Cabeça governa a Igreja.

SENHOR DA IGREJA

Todo crente coloca a si mesmo totalmente sob a proteção de Cristo, como uma mulher casada está sob a proteção de seu marido. Naturalmente, a mulher espera que seu marido a preserve de injúrias, insultos e desejos. Ela prende sua felicidade a ele e espera que ele a proteja. E ele o faz prontamente. Jesus promete proteger Sua Igreja de todo inimigo. Os poderes das trevas sempre tentaram derrubar a Igreja, mas Ele nunca a abandonou. Nenhuma arma levantada contra a Igreja nunca teve a permissão para prosperar e nenhuma nunca terá. O Senhor nunca esquecerá Seu relacionamento com a Igreja, nem a deixará desprotegida. Deixe toda a terra e todo o inferno conspirar contra a Igreja e ela estará a salvo.

Todo crente individualmente está tão seguro quanto se ele fosse o único crente sobre a terra e Jesus está realmente comprometido com sua preservação. O demônio não pode destruir um único crente, assim como não pode derrubar o Deus Todo-Poderoso. Ele pode assassinar um crente, mas isso não é um dano. Atacar um crente tirando-lhe a vida, não dá a Satanás nenhum triunfo. Nem a morte, nem o inferno têm mais poder para causar dano a um dos pequeninos de Deus, do que têm de causar dano ao próprio Senhor Jesus. Jesus disse: "...porque eu vivo, vós também vivereis." (Jo 14.19). E: "...Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e todo o que vive e crê em mim não morrerá..." (Jo 11.25-26). Nenhuma força no universo pode destruir um simples crente. Jesus Cristo é Senhor sobre todas as coisas e a Igreja está segura.

Jesus Cristo é Senhor sobre a Igreja e, se Ele não impedir Sua Igreja de pecar, Ele terá caído em um grande problema e será envergonhado pela má conduta de Sua gente. Pelas leis humanas, o marido não é julgado pelos crimes cometidos pela esposa e a lei reconhece sua existência individual. Mas Jesus assumiu a responsabilidade por toda a conduta da Igreja. Ele tomou o lugar de Sua gente quando ela foi condenada e sentenciada à maldição eterna. Agora é Seu trabalho cuidar da Igreja e mantê-la sem pecar. Jesus Cristo é responsável e precisa responder por todo pecado de cada membro. E Ele responde por eles. Ele fez uma expiação para cobrir todos eles e Ele vive para fazer intercessão por Sua gente. Ele se mantém responsável diante de Deus por toda a conduta da Igreja. Todo crente é tão perfeitamente unido a Ele que, em qualquer tempo que um deles possa ser considerado culpado, Jesus o toma sobre Si mesmo. Isso é abundantemente dito na Bíblia.

Que relacionamento maravilhoso! O Senhor assumiu a responsabilidade por todos os crimes civis e capitais de rebelião contra Deus. Existe um sentimento, conseqüentemente, no qual a Igreja está perdida em Cristo e não tem nenhuma existência separada conhecida na lei. Deus entregou de tal maneira a Igreja para Cristo, pela Aliança da Graça, que a Igreja não é conhecida na lei. Não quero dizer que os crimes cometidos pelos crentes contra a lei moral não sejam pecados, mas que a lei não pode lançar mão deles para condenação. Agora nenhuma condenação há para aqueles que estão em Cristo Jesus (veja Rm 8.1). A penalidade da lei foi cancelada para sempre. Os crimes do crente não são levados em conta. Qualquer um que seja cometido recai sobre Cristo. Ele assumiu a responsabilidade de retirar os cristãos do poder do pecado, da mesma forma que da lei. Ele mantém a promessa de dar aos Seus filhos toda a assistência que eles precisam para obter a vitória completa.

TRAZENDO FRUTOS VISÍVEIS

O principal objetivo da instituição do casamento é a propagação das espécies. O mesmo é verdade com relação à Igreja. Através da operação da Igreja, crianças nascem para Cristo e Ele vê Sua semente multiplicando-se como gotas do orvalho da manhã. Através do trabalho das almas redimidas e da Igreja, crentes nascem para Jesus Cristo. Assim que Sião trabalhou, ele trouxe filhos para Ele.

Outro objetivo da instituição do casamento é a proteção e o suporte para aqueles que, naturalmente, necessitam de ajuda e são dependentes. Se a lei do poder prevalecesse na sociedade, as mulheres seriam universalmente escravizadas. A instituição do casamento assegura proteção e suporte para aqueles que são mais frágeis. Jesus sustenta Sua Igreja e proporciona a ela toda a proteção que ela necessita contra as forças do inferno.

A felicidade mútua das partes é outra razão para o casamento. Talvez você pense ser estranho, se eu disser que a felicidade de Cristo aumenta com o amor de Sua Igreja. Mas o que a Bíblia diz? "...Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia..." (Hb 12.2). O que era a "alegria que lhe estava proposta" se o amor da Igreja não fosse uma parte disso? Seria estranho saber da contribuição de um marido com a felicidade de sua esposa, se ele não gostasse disso. Jesus Cristo gosta da felicidade de Sua Igreja, tanto quanto Ele a ama (amor que é infinitamente maior que o amor de qualquer marido por sua esposa).

Passar juntos pelo sofrimento um do outro é uma grande ajuda. Jesus Cristo e Sua Igreja passam juntos pelo sofrimento um do outro. O apóstolo Paulo diz que ele estava sempre carregando em seu corpo a morte do Senhor Jesus: "Porque, assim como os sofrimentos de Cristo se manifestam em grande medida a nosso favor, assim também a nossa consolação transborda por meio de Cristo" (2Co 1.5). E ele declarou que uma das metas de todo seu trabalho e autonegação era que ele pudesse "...conhecer...a comunhão dos seus sofrimentos..." (Fp 3.10). Paulo regozijava-se em todos os seus sofrimentos. A Igreja sente intensamente toda a vergonha lançada sobre Cristo e Ele sente toda a ofensa infligida sobre a Igreja.

VESTIMENTAS BRANCAS E ADULTÉRIO

A principal razão para essa união entre Jesus e a Sua Igreja é que Ele pode santificá-la: "As mulheres sejam submissas ao seu próprio marido, como ao Senhor; porque o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, sendo este mesmo o salvador do corpo. Como, porém, a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo submissas ao seu marido. Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela, para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra, para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito." (Ef 5.22-27). Este é o objetivo de Cristo em desposar a Igreja (que Ele pudesse santificá-la e purificá-la e que ela pudesse ser perfeitamente santa e sem defeito). Em Apocalipse, João nos informa que ele viu aqueles que lavaram suas vestiduras e as alvejaram no sangue do Cordeiro. Com que beleza a esposa do Cordeiro é descrita no capítulo vinte e um, descendo do céu, de Deus, preparada como uma noiva enfeitada para seu marido!

Uma grande multidão daqueles que professam ser uma parte da Noiva de Cristo é hipócrita. Eles pretendem combinar seus próprios interesses com Cristo, mas, obviamente, mantém um interesse distinto. Alguém que se esforça para fazê-los entender que eles não podem ter interesses distintos, mostra claramente que eles têm esse objetivo. Todo mundo sabe que coisa abominável é para uma esposa não se dar por satisfeita com o amor de seu marido e procurar continuamente por outros amantes. Atualmente a Igreja não está satisfeita com o amor de Cristo e sempre procura por outros amantes.

O que devemos pensar dos membros da Igreja que não estão satisfeitos com o amor de Cristo, mas precisam ter as riquezas e honrarias do mundo para fazê-los felizes? Ainda mais terrível seria a esposa que escolhesse seus amantes dentre os inimigos de seu marido e fizesse deles seus amigos escolhidos. Quantos cristãos professos dão sua atenção para os inimigos de Cristo agora? Alguns ainda desposarão aqueles que sabidamente são odiados por Deus! É dessa maneira que uma noiva deveria agir? Todo mundo sabe que é uma coisa horrível para uma esposa cometer adultério. Agora Deus prontamente fala de Sua Igreja como que desviando-se e cometendo prostituição espiritual! E isto é verdade! Ele não faz essa pressão injustamente. Mas Ele faz isso como oferta suave e suplica pelo seu retorno. O que você pensaria de uma mulher casada que pensasse, em todo o tempo de seu casamento, sentir-se cansada de seu marido, deixá-lo e prostituir-se?

Muitos "cristãos", quando professaram a fé, não tinham mais expectativas de viverem sem pecado do que tinham expectativas de terem asas e voarem. Eles entraram na casa de Deus, comprometeram-se a viverem inteiramente para Ele e o desposaram nesse ato público. Eles prometeram renunciar a todo o pecado, viver apenas para Cristo, satisfazer-se com Seu amor e não terem outros amantes. Agora, a toda hora, eles fazem coisas contrárias a isso. Em suas mentes, eles pretendem cometer pecado e desonrar a Cristo.

O que devemos pensar de uma mulher que, em todo o tempo de seu casamento, pretenda continuar em adultério, pelo tempo que viver, a despeito de todas as ordens e apelos de seu marido? Então, o que devemos pensar de "cristãos" que, deliberadamente, pretendem cometer adultério espiritual e continuar nele enquanto viver? Mas a parte mais abominável da maldade da esposa é quando ela muda de atitude e joga a culpa de sua conduta sobre seu marido fiel! A Igreja faz isto! Muito embora Cristo tenha feito tudo o que Ele poderia fazer, sem usar força, para manter Sua Igreja sem pecar, a Igreja lança seu pecado sobre Ele. Eles agem como se Ele não tivesse feito a provisão adequada para preservar Sua gente da tentação. Eles estão horrorizados com a perfeição do verdadeiro nome de Cristãos, como se isto desonrasse a Cristo, sem acreditar que Ele é capaz de manter Sua gente sem cometer pecado e sem cair nas ciladas do inimigo.

E, assim, por centenas de anos, a maior parte da Igreja não tem ensinado que Jesus Cristo realmente providenciou um meio para Sua gente viver livre do pecado. As pessoas se impressionam quando alguém ensina que é esperado, da Noiva do Senhor Jesus Cristo, que ela aja conforme foi ordenada a agir. Ele desposou uma Noiva e não proveu a proteção para ela contra as artimanhas e seduções do Diabo?

A AMÁVEL PACIÊNCIA DE JESUS

A reputação do marido e da esposa é uma. Tudo aquilo que desonra a um, desonra ao outro. A Igreja, ao invés de evitar todas as investidas do Diabo, continuamente abre oportunidades para que os inimigos de Deus blasfemem o Senhor. Que outro marido, nessas circunstâncias, poderia sofrer para permanecer e suportar o que suporta? Ora, Ele ainda se oferece para fazer a reconciliação e luta para reaver a afeição de Sua Noiva. Às vezes, um marido perde sua afeição por sua esposa e a trata com brutalidade e ela perde seu amor por ele. Mas, onde pode ser achada qualquer coisa no caráter e na conduta de Jesus que justifique o tratamento que Ele recebe? Ele Se expôs para capturar as afeições da Igreja. O que mais Ele poderia ter feito? Pode-se achar alguma falta ou alguma deficiência nEle? Depois de tudo que a Igreja fez contra Ele, o que Ele está fazendo agora?

Suponha que um marido tenha seguido obstinadamente, por anos, sua esposa culpada, de cidade em cidade, suplicando a ela, com lágrimas, que volte para casa, e ela insiste em permanecer com seus amantes, enquanto ele continua chorando atrás dela, convidando-a para voltar. Percebe-se aí alguma clemência e humilhação entre os homens? Seus pecados desonram, ferem e ofendem a Cristo - e você ainda O faz responsável por eles. Você mantém esse tipo de relacionamento com Ele e você nega conhecer os efeitos do seu pecado.

Como uma esposa se sente quando ela desgraçou seu marido? O rubor cobre sua face e lágrimas enchem seus olhos! Quando o marido ofendido vem a sua presença, ela cai com o coração quebrantado, confessa seu pecado e derrama lágrimas no ombro dele. Ela fica aflita e humilhada; e, muito embora ela o ame, a própria presença dele é um suplício, até que ela se desmanche e sinta que ele a perdoou. Como um cristão falha em reconhecer isto? Quando ele traiu pecando e ofendeu a Jesus, como ele pode dormir? Como você pode não saber que seus pecados prendem-se a Jesus Cristo e se chocam contra Ele como uma ventania?

Se um indivíduo pretende viver em pecado, com certeza ele viverá em pecado. Muitos cristãos professos nunca pretenderam realmente viver sem pecado. Paulo insiste que os crentes deveriam considerar-se mortos para o pecado (veja Rm 6.11). Eles não deveriam mais, a partir deste momento, ter qualquer vontade de pecar, assim como um defunto não tem mais expectativa de andar. Eles deveriam colocar-se em Cristo, recebê-Lo com todas as Suas funções e desejar serem preservados, santificados e salvos por Ele. Se eles fizessem isso, seriam mantidos sem pecar tanto quanto eles acreditam em Cristo para isto! A razão porque muitos cristãos não recebem a graça que preserva em todo o tempo é que eles não esperam nem confiam que Jesus os preserve em perfeito amor. O homem tenta preservar a si mesmo. Ao invés de se lançar sobre Cristo, ele se lança sobre suas próprias habilidades. Então acha que vai pecar na sua fraqueza...e realmente peca! Se ele conhecesse o seu próprio vazio e se lançasse sobre Cristo, ele descansaria confiantemente para receber santificação e justificação.

JESUS É A NOSSA SANTIDADE

Ninguém que tenha confiado em Deus, por qualquer coisa que Ele tenha prometido, deixou de receber, de acordo com sua fé, todas as coisas nas quais confiou. Se você confia em Deus, por algo que Ele não prometeu, então você O está tentando. Se Pedro não tivesse sido chamado para sair do barco para a água, ele estaria tentando a Deus ao sair do barco. Ele teria perdido sua vida por sua presunção e idiotice. Mas, quando Cristo disse a ele para vir, isso foi meramente um ato sonoro e de fé racional para ele fazê-lo. Foi uma promessa da parte de Cristo na qual Pedro seria sustentado e ele foi sustentado por tanto tempo quanto o que ele teve fé.

Se a Bíblia tem prometido que aqueles que recebem a Cristo como sua santificação serão santificados, então vocês que crêem nEle para isto têm tantas razões para confiarem nisso, quanto Pedro teve confiança para andar sobre as águas. Não dependemos de milagres para sustentar o crente. Mas está prometido que ele será sustentado e Deus moveria o universo e mudaria o curso da natureza de cabeça para baixo, antes que uma de Suas promessas falhasse para aqueles que crêem nEle.

Deus prometeu santificação para aqueles que acreditam que Ele assim o faz? Se Ele não o prometeu, então ir a Ele com fé de que será preservado da tentação e do pecado é tentar a Deus. É fanatismo. Se Deus nos deixou por conta de nossos próprios cuidados, firmeza e força, então devemos nos submeter e fazermos o melhor que pudermos. Mas, se Ele fez quaisquer promessas, Ele as cumprirá integralmente, ainda que toda a terra e o inferno se oponham a Ele. Isso é verdade com relação aos erros e falhas nos quais os cristãos caem. Se não existe promessa de que eles serão guiados e liderados para a verdade e a paz, então o cristão que buscar de Deus o conhecimento, a sabedoria, orientação e direção, estará tentando a Deus. Mas se há promessas nesse sentido, ligadas a isso, elas encherão o crente que confia nelas e exercita confiança na Palavra de Deus.

Acredito que a grande dificuldade da Igreja no assunto da perfeição do cristão está aqui: ela não entendeu corretamente como o Senhor Jesus está inteiramente comprometido com todos esses relacionamentos. A Igreja tem diversas razões para confiar nEle (e é urgente que o faça), para a santificação e a justificação. O que dizem as Escrituras? "...o qual se nos tornou, da parte de Deus, sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção" (1Co 1.30). Basicamente, Jesus está comprometido e prometeu sabedoria e santificação para todos aqueles que recebem a Ele. Ele prometeu que qualquer homem que necessitar sabedoria deve pedi-la a Deus e, se pedir com fé, Deus a dará para ele? O que, então? Não é o caso de ser preservado por Cristo de cair dessa fé para a desilusão e o engano? Deus fez essa enorme promessa e Jesus está tão comprometido com nossa sabedoria e nossa santificação, quanto está com nossa justificação, se apenas cremos nEle.

RENDENDO-SE AO REI

A Igreja precisa renunciar a qualquer expectativa de si mesma e morrer totalmente para sua própria sabedoria e força, como deve fazer com sua justiça própria. Jesus Cristo está comprometido com uma coisa, tanto quanto o está com outra. A única razão porque a Igreja não consegue os mesmos resultados é que Cristo é crido para a justificação, mas não O é para sabedoria e santificação! A verdade é que muitos crentes, tendo começado no Espírito, estão tentando agora se tornarem perfeitos pela carne. Nos lançamos sobre Cristo para justificação, mas tentamos fazer a nossa própria santificação. Se isso é verdade, como Paulo afirma, que Cristo é para a Igreja sabedoria e santificação, qual a desculpa dos cristãos para não estarem sendo santificados? Se indivíduos não pretendem viver sem pecado contra Cristo, isso tem que ser por um entre três motivos:

● Amamos nossos amigos mais do que a Cristo e não queremos provocar neles nenhuma ofensa;
● Somos impedidos por uma estima à nossa reputação - e isso prova que amamos mais a nossa reputação do que a Cristo;
● Pensamos que conseguimos nos preservar desses crimes.

Imaginem se eu perguntasse, a qualquer um de vocês, se pretende cometer um assassinato ou um adultério? Horrível! Vocês diriam. Mas, por que não? Você é tão perfeito que pode resistir a qualquer tentação que o Diabo possa oferecer? Se você diz sim, você não se conhece. Se você tem um poder real de se abster de pecados abertamente terríveis, por sua própria força, você tem poder para se abster de todos os pecados. Mas, se sua única esperança está sobre Jesus Cristo, para mantê-lo sem cometer assassinato e adultério, por que você pensa que Ele não tem condições, também, de mantê-lo longe de todos os pecados?

Que terrível vergonha a Igreja é para Jesus Cristo! Ela está em tal estado que não é de se admirar que aqueles que são trazidos para dentro dela, com poucas exceções, sejam uma desgraça para o cristianismo. Como isso pode ser diferente? Como a Igreja pode, vivendo nessa humanidade, mostrar frutos que honrarão a Cristo? A Igreja, e crentes individuais, geralmente não recebem a Cristo com todas as Suas funções, como Ele é oferecido na Bíblia. Se o fizessem, para eles seria impossível viver tal como meretrizes repugnantes. Se os crentes apenas se lançassem inteiramente sobre Cristo e O fizessem responsável por colocá-los totalmente sob o Seu controle, então eles conheceriam o Seu poder de salvar e viveriam sem pecado.

Jesus ama a sua Igreja. Ele o ama e fará qualquer coisa por você. Coloque-se em Suas mãos e deixe que Ele o torne transparente, amável e santo. Ele não falhará com você.


Traduzido por René Burkhardt

Nenhum comentário: