"Portanto, ninguém se glorie em homens; porque todas as coisas são de vocês, seja Paulo, seja Apolo, seja Pedro, seja o mundo, a vida, a morte, o presente, ou o futuro; tudo é de vocês, e vocês são de Cristo, e Cristo, de Deus."
PENSE NISTO: "O valor do homem é determinado, em primeira linha, pelo grau e pelo sentido em que se libertou do seu ego!" (Albert Einstein).

sábado, 1 de janeiro de 2011

A Soberba e o Pecado Mortal

- por René Burkhardt | 24 de Novembro de 2010

“Disse a serpente à mulher: ‘Certamente não morrerão! Deus sabe que, no dia em que dele comerem, seus olhos se abrirão, e vocês serão como Deus, conhecedores do bem e do mal’" (Gn 3.4-5)

E, então, “quando a mulher viu que a árvore parecia... desejável para dela se obter discernimento” e que, portanto, se tornaria igual a Deus, ela deixou de crer que Deus era o Pai Criador, passou a achar que ela se tornaria uma deusa, com poder sobre sua própria vida e sobre todas as coisas, e seu marido concordou com ela e pensou o mesmo sobre si.

A SOBERBA

A soberba do homem gera incredulidade, que, por sua vez, gera a morte do homem.

Muitos “apedrejam” Adão e Eva, por terem provocado a queda do homem e suas terríveis conseqüências, que observamos em nosso dia a dia, onde o mal parece prevalecer. No entanto, ao longo de nossas vidas, todos nós mostramos que faríamos o mesmo que eles. Afinal, antes de darmos permissão para que o Espírito Santo aja em nossa vida, moldando o nosso caráter, nos aperfeiçoando, sempre agimos com a mesma soberba do primeiro casal.

Desde cedo, queremos ser o centro das atenções, queremos ser adorados por nossas qualidades e capacidades. Queremos ser deuses! Da pessoa mais famosa à mais desconhecida, da mais poderosa à menos favorecida, todos agimos com soberba, senão em tudo, pelo menos, em alguma área de nossa vida.

Há muitos exemplos disso, em todas as esferas da vida: quando crianças, queremos que todos pensem que somos o melhor filho, o melhor aluno, o melhor esportista, a criança mais sábia, a mais espetacular! Por quê? Porque queremos ser adorados como deuses! É como se quiséssemos que todos se curvassem diante de nós, reconhecendo nossa grandeza. Mesmo crianças “quietinhas”, que não participam da folia das outras crianças, estão chamando atenção para si, querendo que todos reconheçam sua maturidade precoce, ou que são coitadinhas tratadas injustamente e que, na verdade, são merecedoras de um tratamento muito superior ao que têm, porque são muito superiores ao que parecem ser.

Ao longo dos anos, essa atitude vai sendo aperfeiçoada, mediante a experiência de vida, que mostra quais caminhos são mais eficientes para essa conquista. Então se chega à fase adulta com uma “personalidade” formada: alguns fingem humildade, sentindo pena de si mesmos, por não terem alcançado o patamar de vida que pensam merecer, afinal, são deuses! Estas pessoas tentam convergir para si a atenção e a adoração de todos, por parecerem frágeis e discriminadas, quando deveriam ser o centro do universo.

Outros se esforçaram de tal forma, que conseguiram se destacar na atividade que escolheram para serem superiores. Estes, não mediram esforços, ao longo de suas vidas, para atingirem seu objetivo de serem adorados como deuses! Afinal, o que leva alguém a querer ser o melhor em alguma coisa? É para o bem comum? É para benefício dos outros? Não, nunca! É para benefício próprio, para ser adorado, reconhecido como o superior!

Em todas essas coisas, o ser humano experimenta da sua própria árvore do conhecimento do bem e do mal. Em todas essas coisas, o ser humano crê que sua atitude, sua opção de vida, seu próprio esforço, o tornará semelhante ao Altíssimo. Em todas essas coisas, o ser humano deixa de crer na Palavra do Senhor: “Eu sou o Senhor, teu Deus Pai e Criador! Não há outro deus semelhante a Mim!”. E esta incredulidade gera a morte!

O PECADO MORTAL

João disse: “Há pecado que leva à morte” (1Jo 5.16). E é bem provável que, ao dizer isto, ele se reportava à palavra de Jesus: “Por esse motivo eu lhes digo: todo pecado e blasfêmia serão perdoados aos homens, mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada. Todo aquele que disser uma palavra contra o Filho do homem será perdoado, mas quem falar contra o Espírito Santo não será perdoado, nem nesta era nem na era que há de vir” (Mt 12.31-32).

Aqui, o Senhor está dizendo que existe um pecado que, inevitavelmente, levará à morte, quando cometido. Mas, se Jesus morreu por nossos pecados, se é Ele que nos purifica e lança para trás de Si toda a nossa iniqüidade, como pode haver, ainda, uma possibilidade de cometermos um erro que não permita que sejamos salvos?

Voltando no tempo, vemos o Espírito Santo afirmar através de Joel: “derramarei o meu Espírito sobre toda a carne... até sobre os servos e sobre as servas derramarei o meu Espírito naqueles dias” (2.28-29). Era uma profecia sobre o final dos tempos, mas Pedro, em seu primeiro discurso, afirmou que ela já começava a se cumprir naquele momento, naquele dia de Pentecostes.

Isto quer dizer que o Espírito do Senhor está junto de todas as pessoas, de todos os povos, do mundo inteiro. E sabemos da função do Espírito: “lhes ensinará todas as coisas e lhes fará lembrar tudo o que eu lhes disse”; “convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo”; “ele os guiará a toda a verdade”; “lhes anunciará o que está por vir”; “receberá do que é meu e o tornará conhecido a vocês”, assim como a distribuição de dons para a Igreja. E Isaías esclarece como o Espírito fala com as pessoas: “Quer você se volte para a direita quer para a esquerda, uma voz atrás de você lhe dirá: ‘Este é o caminho; siga-o’" (30.21).

Em outras palavras, o Espírito Santo orienta a todas as pessoas, em todo o tempo. Em todas as opções que o ser humano está para fazer, o Espírito lhe diz qual o caminho certo a seguir. Ele sempre torna conhecida a vontade de Deus para a pessoa, a cada passo no caminho da vida. Podemos, até, tomar a ilustração dos desenhos animados e dos filmes, onde aparece um “anjinho” e um “diabinho” falando aos ouvidos da pessoa, como uma figura do que realmente acontece. Podemos tomar esse “anjinho” como figura do Espírito de Deus nos falando qual a Sua vontade diante da situação em que nos encontramos. A diferença é que Ele fala ao nosso coração, não aos nossos ouvidos.

É aí que cometemos o pecado mortal, ao qual Jesus Se referiu: inúmeras vezes, blasfemamos contra o Espírito! Blasfemar é ultrajar, insultar a divindade. É isto que fazemos, quando não seguimos a orientação do Espírito de Cristo, porque preferimos comer do fruto da nossa árvore do conhecimento do bem e do mal, ao invés de concordarmos com o verdadeiro Conhecimento Infinito! Isto é nos fazermos Deus a nós mesmos! Isto é não crer na palavra de Jesus, é não crer que o Espírito Santo tenha o poder para nos ensinar todas as coisas, é não crer que Ele é o próprio Deus! E esta incredulidade gera a morte!

Como reconhecer a voz do Espírito? Jesus disse que o Espírito Santo receberia do que é dEle e o ensinaria a nós. Também disse que Ele convenceria o mundo do pecado, da justiça e do juízo. Então, a cada passo que damos, no dia chamado ‘hoje’, o Espírito nos ensina como o Senhor agiria e nos indica o caminho a seguir: imitá-lO! E, sempre, de acordo com a Palavra de Deus, da mesma forma que Jesus o fez. Ele também nos convence do pecado que cometeríamos, ao termos, de nós mesmos, um conceito mais elevado do que deveríamos ter (Rm 12.3); nos convence do pecado que é a nossa soberba, a qual nos entrega à vã idolatria de nós mesmos. E “os que se entregam à idolatria vã abandonam aquele que lhes é misericordioso” (Jn 2.8).

Esta é a forma de Jesus bater à nossa porta: através do Seu Espírito! Concordar com Ele, aplicar Seus ensinos à nossa vida e reconhecer que só Ele é Deus, nos leva à vida! Por outro lado, blasfemar contra o Espírito de Cristo, não aceitando Seus ensinos e não reconhecendo que Ele é o próprio Deus, nos leva à morte!

“Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo” (Ap 3.20).

18 comentários:

Wendel Bernardes disse...

Sua postagem atinge o cerne da mente humana!

Agimos, como você ilustrou brilhantemente, desde pequenos como verdadeiros sultões da verdade, reis da vaidade... deuses da soberba e do orgulho!

Jesus mostrou como ninguém, o caminho para agir de forma humilde.
Alguém que possuía, segundo Ele mesmo "todo o poder no céu e na Terra" ainda veio humanizar-se, andar entre pecadores e ser morto por amá-los!

Mas nada poderia acontecer nesse gesto de graça e autroísmo sem o aval ungido do Espírito Santo!

Gostei muito de seu texto, penetra bem onde precisamos ser cortados pela Palavra/Espada...
Continua a nos brindar com seus pensamentos, René!

Para meditar:
"Não levanteis a vossa fronte altiva, nem faleis com cerviz dura." (Salmos 75 : 5)
Essa é uma boa prova do que Deus pensa a respeito desses sentimentos!

Grande abraço, querido!

René disse...

É, Wendel,

Infelizmente, essa palavra a nosso próprio respeito é verdadeira!

Você completou o texto muito bem, com esse salmo. Além dele, tomo como prova o Sermão do Monte. A primeira bem-aventurança que Jesus cita é para os humildes de espírito.

Valeu, meu amigo!

Grande abraço e continue na Paz!

Rô Moreira disse...

Espírito nos ensina como o Senhor agiria e nos indica o caminho a seguir: imitá-lO! E, sempre, de acordo com a Palavra de Deus, da mesma forma que Jesus o fez.

Muito bom seu texto René,
O Espírito no faz lembrar de tudo. como? através da palavra de Deus, ele nos direciona através da maior revelação que é sua palavra. Tudo pelo Espírito, só compreendemos pelo Espírito. Paz querido!

René disse...

É verdade, Rô,

Toda a nossa compreensão sobre Jesus e Seu Reino nos é dada pelo Espírito Santo. Por isto, quando não damos ouvidos a Ele, entramos em caminho de morte, caminho de homem. Se, em algum momento de nossa vida, já O ouvimos e nos entregamos ao senhorio de Jesus, por mais que erremos, Ele nos leva à disciplina. Mas, quando não queremos ouvi-lO, para entregar nossa a vida a Cristo, é para a morte que caminhamos, no caminho construído por nós mesmos.

Continue na Paz, minha amada amiga!

Anônimo disse...

René, esta revelação é algo precioso demais, nos dá novo fôlego, anima e cura tanto. Acho que a Rô captou só parte do que está dito, deve ter lido depressa, não é só pelas Escrituras, é pelo falar ao coração, por sonhos, por uma palavra que qualquer um pode nos trazer em determinado momento, na leitura do jornal, da bula do remédio, no vento, na latir dos cachorros. Na verdade usará o que for preciso pra nos falar. Deus é livre, fala de diversos modos além das Escrituras. Dou glória por termos acesso a elas, amo as Escrituras, mas amo ainda mais o Deus das Escrituras, o Messias e Seu Espírito. Aleluia! Excelente texto meu amigo. Paz e bem.

René disse...

Cláudio,

Tudo o que você disse está correto. Também entendo que o Espírito Santo fala pessoalmente conosco, através de todas as coisas. Ele fala diretamente ao nosso coração tudo aquilo que não se pode traduzir em palavras. E complementa isto através de todas as coisas perceptíveis aos nossos sentidos.

Me alegro com a sua alegria, meu amigo!!

Grande abraço e continue na Paz!

Rô Moreira disse...

João 14: 23 ao 26
Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada.
Quem não me ama não guarda as minhas palavras; ora, a palavra que ouvistes não é minha, mas do Pai que me enviou.
Tenho-vos dito isto, estando convosco.
Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito. Tudo que foi dito foi pelo Espírito e esta na palavra. Pois digo isso maninho, porque a maior revelação é a palavra, eu como boa leitora da Bíblia ou fundamentalista pode ser também rsrs, eu não costumo colocar minhas experiências acima da Bíblia, por isso falo assim. Mas creio que pelo Espírito tudo é revelado na multiforme e graça de Deus. Concordo com vc em tudo. bjs te amo!

René disse...

Você está certíssima, Rô!

A maior revelação é a Palavra! E não podemos colocar nossas experiências pessoais acima da Bíblia. Mesmo porque nossas experiências, no Espírito, estarão sempre relacionadas à Palavra.

Quando digo que o Espírito Santo fala diretamente conosco, não estou dizendo que Ele nos faz novas revelações. Digo que Ele fala pessoalmente conosco, de acordo com a nossa necessidade de aprendizado e edificação, mas sempre de acordo com a revelação maior: a Palavra! E, para isto, Ele usa todas as coisas possíveis, que possam auxiliar o nosso entendimento. E penso que é disso que o Cláudio fala também.

Você é a nossa "fundamentalista de mente aberta" (pode isto? rsrsrs)!

Bj e continue na Paz!

Rô Moreira disse...

rsss sim, René você me entendeu direitinho, quando digo que tudo que Deus fala comigo sempre procuro passar pelo crivo do respaldo Bíblico, para que eu não seja enganada até por mim mesma, pelos meus pensamentos, as vezes achamos que Deus esta falando conosco, mas na verdade é nossa própria mente, por isso sempre procuro vê se tem respaldo, nós temos a unção do santo não podemos ser enganados nem por nós mesmos. Tem muita gente dizendo que Deus esta falando e levantam ministérios dizendo que foi Deus que falou , criam heresias e diz que foi Deus que falou, isso é muito perigoso, a Bíblia diz que minhas ovelhas ouvem minha vóz e me seguem, quantas estão de fato ouvindo a vóz de Deus? Temos que ter cuidado. Paz René!

René disse...

É, Rô,

Nosso coração é enganoso! Como o Espírito nos fala diretamente ao coração, precisamos do respaldo bíblico, para sabermos diferenciar o que vem do Espírito Santo e o que vem do nosso espírito.

Paz!

Rô Moreira disse...

Tem gente ouvindo o canto do sabiá e estão dizendo que é Deus que esta falando e cria muitas heresias, falo isso por que conheço muitos assim, de onde vim, ja vi de tudo um pouco por isso este cuidado. Mas sei que Deus trabalha na multiforme e graça e não de uma só forma. Mas temos que ter cuidados. Bjs!

René disse...

Então, Rô,

Também já vi muito disso, por aí à fora! Não só heresias são criadas, como muitas vidas se perdem achando que Deus é o deus que seguiram.

Bj e Paz!

Regina Farias disse...

René,

Muito boa sua explanação, pois existe quase uma esquizofrenia de alguns sobre essa história de pecar contra o Espírito Santo. Tem até uma denominação que eu conheço muito bem, que chega ao cúmulo de dizer que falar mal dela é pecar contra o Espírito Santo, veja só a salada.

Abs,

Rê.

René disse...

Então, Rê,

Você achou um termo perfeito: esquizofrenia! Muitos têm falado coisas inacrditáveis sobre o pecar contra o Espírito. Mas nem se dão conta que o grande pecado contra Ele é não ouvi-lO, não crer nEle ou no Seu poder. Aliás, já que você falou em denominação, o que será que acontece com aquelas que não seguem a recomendação de não apagar o Espírito e de não entristecer o Espírito?

Abração e continue na Paz!

Regina Farias disse...

Então...
Pelo que acompanho, há uma resistência, aliás, mais do que uma resistência, é radicalização mesmo! Os seguidores dessas tais denominações só entendem do jeito que eles querem, se fecharam em suas doutrinas e esqueceram o Evangelho. Eles chamam isso de fé, mas eu vejo que não é nem crença, mas crendice religiosa.

René disse...

É isso mesmo, Rê!

E a crendice religiosa é a voz do homem e do Diabo, não a do Espírito Santo. Por isto, Jesus teve toda a tranqüilidade para declarar aos religiosos da Sua época: "Como escapareis da condenação do inferno?".

Discurso duro, não?

Sensatez disse...

Pra mim essa postagem está perfeitamente correta!!
Somos descendentes de Adão e Eva até as unhas...(rsrsrs)
Que bom que ao menos o Senhor nos ama e sua misericórdia nos tem alcançado que seria de nós sem Ele.
Mas o Espírito do Senhor nos tem direcionado,basta que hoje ao ouvirmos a sua voz não endureçamos nosso coração...
Paz,amei esse texto!

René disse...

Rita,

Realmente, temos tudo a ver com Adão e Eva!! E a passagem que você citou é a essência deste texto: "Hoje, ao ouvirmos a Sua voz, não endureçamos nosso coração"!!!

Paz e bênçãos do Senhor para você e sua família!