"Portanto, ninguém se glorie em homens; porque todas as coisas são de vocês, seja Paulo, seja Apolo, seja Pedro, seja o mundo, a vida, a morte, o presente, ou o futuro; tudo é de vocês, e vocês são de Cristo, e Cristo, de Deus."
PENSE NISTO: "O valor do homem é determinado, em primeira linha, pelo grau e pelo sentido em que se libertou do seu ego!" (Albert Einstein).

terça-feira, 13 de março de 2012

A Lei Encravada na Cruz

- por René Burkhardt | 05 de Fevereiro de 2012

“tendo cancelado o escrito de dívida, que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu-o inteiramente, encravando-o na cruz; e, tendo despojado os poderes e as autoridades, fez deles um espetáculo público, triunfando sobre eles na cruz.” (Cl 2.14-15 – ARA e NVI)


Muitos dizem que a lei mencionada nesse trecho é a “lei mosaica”. Eu mesmo pensei assim durante um longo tempo. No entanto, o mesmo Espírito que disse que o escrito de dívida foi cancelado diz, na mesma frase, que esse escrito nos era contrário. E esse mesmo Espírito diz no capítulo 7 de Romanos (aí, sim, falando claramente sobre a “lei mosaica”): “De fato a lei é santa, e o mandamento é santo, justo e bom”.

Poderia algo “santo, justo e bom” nos ser contrário? Com toda a certeza, poderia e era! Jesus afirmou que “o que sai da boca vem do coração, e é isso que contamina o homem. Porque do coração procedem maus desígnios, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos, blasfêmias”. Ora, tudo isto é contrário a “santo, justo e bom”.

No entanto, esse trecho de Colossenses, além de se referir à "lei mosaica", vai mais adiante ao mencionar que “os poderes e as autoridades” foram despojados e se tornaram um espetáculo público ao serem vencidos por Jesus na Cruz. O Espírito de Cristo está indicando que todo o poder e toda autoridade que não viessem do Pai foram vencidos por serem ilegítimos. Esta é uma clara referência a tudo o que Jesus demonstrou em sua passagem humana pela Terra.

Em Suas andanças por aqui, Jesus deixou clara Sua rejeição às leis humanas em todas as esferas, porque Ele considera a vida de cada pessoa muito mais importante do que qualquer lei. Ele afrontou e enfrentou líderes religiosos por eles darem mais importância a suas leis e tradições do que para a vida de um ser humano. Constantemente, Jesus demonstrou que era UM com Deus e queria que todos fossem UM com Ele. Queria que todos se despojassem das regras pessoais e se unissem a Ele e à única regra válida de conduta: o amor!

Mas as pessoas rejeitam essa proposta! A grande maioria não quer abrir mão de seu poder pessoal de ser deus, determinando o que é certo e o que é errado, comendo e fazendo os outros comerem de sua própria árvore do conhecimento do bem e do mal, criando hierarquias que impõem domínio de um sobre os outros, quando poderia estar gozando de vida em abundância e experimentando o poder de criar vida. Sim, criar vida!

Enquanto o ser humano estiver no primeiro homem, Adão, que é alma vivente, ele só se preocupará consigo mesmo e com sua posição ao nível (ou acima) de Deus! E este posicionamento gera tudo o que existe de ruim, porque esses deuses querem impor sua vontade sobre todos, através daquilo que determinam ser o bem ou o mal, conforme seu próprio conhecimento. Nem percebem que, na verdade, são pobres, miseráveis, cegos, nus, envergonhados, que sua posição gera acusações sobre todos, gera afrontas para dominar ou aceitação do domínio pelo medo, e que tudo isto só gera morte!

Mas, agora, a proposta é de ser UM com o último Adão, Jesus, que é espírito vivificante. Isto implica em abrir mão da busca pela satisfação do ego e do próprio corpo (negar-se a si mesmo) e passar a seguir a Jesus e à Sua lei: amem como Eu os amei! Assim, não há mais rivalidades, não há mais quem seja superior ou quem seja inferior e, por mais estranho que pareça, não há mais igualdade, porque cada um continua sendo um indivíduo particular, com seus erros e acertos, mas estando todos em um só, que é Deus!

Esta é a lei encravada na Cruz: a lei gerada pela vontade humana e o pretenso poder que emana dela!

Nenhum comentário: