"Portanto, ninguém se glorie em homens; porque todas as coisas são de vocês, seja Paulo, seja Apolo, seja Pedro, seja o mundo, a vida, a morte, o presente, ou o futuro; tudo é de vocês, e vocês são de Cristo, e Cristo, de Deus."
PENSE NISTO: "O valor do homem é determinado, em primeira linha, pelo grau e pelo sentido em que se libertou do seu ego!" (Albert Einstein).

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Duro Este Discurso, Não?

- por René Burkhardt | 04 de Setembro de 2012

“Assim, Jesus também sofreu fora das portas da cidade, para santificar o povo por meio do seu próprio sangue. Portanto, saiamos até ele, fora do acampamento, suportando a desonra que ele suportou” (Hb 13.13 - NVI)

Não, não vou levantar outra discussão sobre “igrejados” e “desigrejados”, como poderia sugerir o texto epigrafado. Não quero me ocupar de aparências (rótulos), quando o que realmente importa é o conteúdo (coração/vida).

Sendo assim, me dirijo diretamente a você, que entregou de coração sua vida ao senhorio de Jesus; a você que tem estado intrigado com sua situação pessoal, principalmente por crer incondicionalmente nas promessas do nosso Mestre e não conseguir vislumbrar nada em sua vida que lembre a ‘vida abundante’ por Ele citada; a você que tem se sentido desprotegido, exposto; a você que tem sido atingido por tragédias, por maldades, por injustiças, por perdas...

Muitas vezes, apesar de nos colocarmos inteiramente nas mãos do Senhor, passamos por dificuldades financeiras, desemprego, endividamento, nossos planos não vão adiante, ficamos na dependência de terceiros, nos decepcionamos com pessoas próximas a nós, nas quais confiávamos, e até mesmo fazemos opções erradas e enveredamos pelo caminho da injustiça, recebendo, então, Sua disciplina.

Nesses períodos, que não costumam ser curtos, chegamos a duvidar que o Senhor esteja conosco e desanimamos da própria vida. Olhamos em volta e nada parece fazer sentido. Para piorar, ainda nos vem à memória a palavra que está logo após o discurso sobre os heróis da fé: “vocês ainda não resistiram até o ponto de derramar o próprio sangue” (Hb 12.4). Ou então: “considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações” (Tg 1.2).

E é exatamente essa a questão: quanto mais nos envolvemos com Jesus, quanto mais temos intimidade com Ele, mais d’Ele há em nós, mais nos parecemos com Ele, mais vivemos como Ele viveu e mais participamos de Seu sofrimento! Como disse o Espírito de Cristo, através de Paulo: “a vocês foi dado o privilégio de, não apenas crer em Cristo, mas também de sofrer por ele” (Fp 1.29).

Portanto, quando nos indignamos por sofrermos, estamos nos baseando em falsos ensinos, em tradições destituídas da Verdade, em palavras de homens, não do Espírito! Porque Jesus mesmo disse que assim seria, e Seu Espírito confirmou isso através de Seus apóstolos e profetas! Tudo isso faz parte do “suportando a desonra que ele suportou”!

No entanto, Ele também nos diz para perseverarmos, “sabendo que os irmãos que vocês têm em todo o mundo estão passando pelos mesmos sofrimentos. O Deus de toda a graça, que os chamou para a sua glória eterna em Cristo Jesus, depois de terem sofrido durante pouco de tempo, os restaurará, os confirmará, lhes dará forças e os porá sobre firmes alicerces.” (1Pe 5.9-10).

9 comentários:

Alan Capriles disse...

"...chegamos a duvidar que o Senhor esteja conosco e desanimamos da própria vida. Olhamos em volta e nada parece fazer sentido."

Eis a exata expressão de como tenho me sentido nos últimos dias, nos quais cheguei a desejar a morte, como libertação deste mundo de injustiças e ingratidão.

Que Deus continue lhe inspirando para confortar corações angustiados como o meu.

Um forte abraço!

René disse...

Alan, meu querido amigo,

Interessante você dizer que este texto trouxe algum conforto pra você. Quando comecei a escrevê-lo, em fevereiro, antes de entrar em um processo de depressão que durou meses, tive a nítida impressão de que ele seria exatamente pra isso: trazer algum conforto a você, porque você estaria em uma situação extremamente incômoda.

Ontem, eu o completei pensando que, talvez, algumas pessoas poderiam se sentir confortadas, apesar da perspectiva não ser agradável a curto e médio prazos, mas nem lembrava mais que você tinha sido o “motivador” original do texto. Rsssss

Você tem o dom de pastor, pelo Espírito, como já disse algumas vezes, e isto, por si só, já acarreta batalhas terríveis pra sua vida. Por isto, é muito importante que você tenha sempre em mente o conteúdo deste texto.

Se foi assim com o Senhor, quanto mais com Seus discípulos...

Abração e continue na Paz, amigão!

Wendel Bernardes - Cinema Com Graça disse...

René,
mais um texto maduro e focando o Evangelho sem as lentes coloridas (sem trocadilhos) dos divulgadores das religiões.

Existem casos e situações que vivemos mais parecido com o texto de Pualo que diz: "Sei viver em tribulações...".
Sejam elas quais forem, de uma forma ou outra, acabam agregando coisas positivas no final.

Não é nem um pouco fácil afirmar, mas a nós cabe apenas continuar na caminhada. E se a visão que tivermos dessa caminhada for simples, justa, honesta e principalmente MADURA, dificilmente as lutas (recorrentes) nos tirarão do foco!

Abraço.

René disse...

Concordo com você, Wendel,

O grande problema está em se manter essa visão simples, justa, honesta e madura. Somos fracos! Nossa alma tem a tendência de obedecer mais ao nosso corpo do que ao nosso espírito, que está em contato direto com o Espírito Santo. Com isto, nossa visão se embaça e a gente acaba entrando em parafuso e questionando a tudo e a todos, inclusive a Deus!

Sei dúvida, chegar à maturidade de Paulo, a ponto de poder afirmar "sei viver em tribulações", é dificílimo. Nos resta continuar na caminhada, porque em algum momento o Senhor vai nos revigorar e reanimar.

Abração e continue na Paz!

Wendel Bernardes - Lendas de Vidas disse...

Justo!
É assim que penso!
Abraço!

Regina Farias disse...

Pois é...

Tem a ver com uma situação conflitante que tenho vivenciado ultimamente.

Gente ferida que fere e maltrata quem a socorre.

Aí fica a impressão de que Deus nos abandonou...

René disse...

Sim, Rê, tem a ver também, com certeza! Mas, depois, o Senhor vem em nosso "socorro"!

Wilson disse...

Caro René, entendo tbm deste jeito, os designios do Senhor para os seus, passa fundamentalmente por Paulo ao dizer:'...que haja em vós os mesmos sentimentos que haviam em Cristo Jesus...". Sentimentos de dor; cumplicidade com os sofrimentos alheios;entrega absoluta ao Pai. Sem nos esquecer que os desvios de conduta, chamado pecado, O fez sentir desamparado no mais terrível dos lugares, A cruz, Ele acrescenta dizendo: "...que devemos carregar e subir em nossa cruz..." Isso é o Evangelho Maltrapilho, descrito por Brennan Manning. Meus parabéns pelo texto.

René disse...

Sim, Wilson,

Esse "evangelho maltrapilho" diz respeito a se dispor a seguir Aquele que não tinha nem onde reclinar a cabeça, ou seja, se dispor a todo e qualquer percalço na caminhada da vida.

Forte abraço e continue na Paz!