"Portanto, ninguém se glorie em homens; porque todas as coisas são de vocês, seja Paulo, seja Apolo, seja Pedro, seja o mundo, a vida, a morte, o presente, ou o futuro; tudo é de vocês, e vocês são de Cristo, e Cristo, de Deus."
PENSE NISTO: "O valor do homem é determinado, em primeira linha, pelo grau e pelo sentido em que se libertou do seu ego!" (Albert Einstein).

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Oração que sacode o inferno?


Outro dia me deparei com um vídeo no blog de um pastor bastante conhecido no Brasil (também no exterior), sobre o qual fiz um comentário, recebi resposta, argumentei e recebi a conclusão.


O que segue abaixo, é essa troca de correspondências que, espero, ajude a nos edificar um pouco mais.


O vídeo é “Oração que sacode o inferno”, que pode ser visto neste link:

http://www.youtube.com/watch?v=yG2FjjosMUk


O comentário e sua seqüência, são os seguintes:


“Na verdade, até mesmo este vídeo é uma arma utilizada por Satanás para desviar os cristãos do Caminho do Senhor, pois ele insinua que se deve pedir por reavivamento, a fim de enfraquecer o inimigo. Reavivamento não é algo pronto que o Senhor concede, como Ele faz com Seus dons. Reavivamento é o resultado de um relacionamento íntimo com Deus, que leva as pessoas a entregarem suas vidas, seus desejos, seus sonhos, suas vontades, nas mãos do Senhor. Esta entrega permite a operação do Espírito de Deus nas pessoas, santificando-as. Então vem o reavivamento. Não serão as orações, os jejuns, as danças, que farão o Senhor reavivar o Seu povo. Estas coisas ainda são feitas (na maioria dos casos) com a intenção de convencer aos homens, não de agradar a Deus. Muitos têm usado essas coisas para mostrarem aos outros o quanto são santos, quando, na verdade, seus corações são depósitos de maldade. Essa demonstração de santidade é legalismo, ou seja, é a vontade de parecer santo. Em resumo: até mesmo (e principalmente) com as coisas que parecem certas devemos tomar muito cuidado e conferir se realmente está de acordo com o que Deus diz...


O conteúdo deste vídeo pode levar as pessoas a pensarem que qualquer manifestação sobrenatural na igreja é a confirmação de que Deus está presente e o Diabo está sendo derrotado. Isto não é verdade.


E mais: a própria produção de um vídeo desses nos leva a pensar que devemos nos preocupar em derrotar o Diabo. Isto também não é verdade. A nossa única preocupação deve ser a de servir ao Senhor Jesus, porque Ele cuidará de nós em todos os sentidos.




Fiquem na Paz do Senhor Jesus!”.






Prezado René, graça e paz!

Quanto ao comentário que fez em meu blog, agradeço a sua liberdade de expressar sua opinião de desaprovação ao vídeo e sua mensagem. Mas, uso a mesma liberdade para dizer que não concordo com o que você escreveu... Por diversas razões, mas quero expressar algumas delas:


1) A QUESTÃO DA ORAÇÃO. Em suas palavras, não se deve orar por reavivamento e "não serão as orações, os jejuns, as danças, que farão o Senhor reavivar o Seu povo". Me surpreende você fazer esta afirmação, pois a segurança do que declaramos não pode vir do que a cabeça de cada um pensa ou acha e sim, da Palavra de Deus. O que você entende que a BÍBLIA declara sobre isto? Porque você não sustentou o que você disse com nenhum argumento bíblico, mas só com as "fórmula prontas" do que é ou não é avivamento... Quero poder expressar o que creio, firmado naquilo que entendo ser revelado nas Escrituras:


a) Nada do que Deus deseja fazer na Terra acontece sem oração. O próprio Jesus nos ensinou a orar: "venha teu reino e seja feita a tua vontade"(Mt 6.10). O Reino (e a vontade) de Deus não se estabelecem sem oração! Paulo declarou a Timóteo que ANTES DE TUDO se devia usar a prática de súplicas e orações e acrescentou umas das razões para se fazer isso: "o qual deseja que todos se salvem e chegue ao pleno conhecimento da verdade" (1 Tm 2.1-4); ou seja, a igreja deve orar (e conquistar por meio da oração) pela salvação dos perdidos! Até mesmo os crentes que caíram devem ser alvo de intercessão para que sejam restaurados (2 Co 12.21). Como você pode afirmar que não devemos orar pela obra de Deus sendo feita na terra? Você está dizendo que avivamento na vida de alguém é só uma consequência de se cumprir com a sua responsabilidade pessoal de buscar a Deus... creio nisso, mas até que a pessoa seja despertada para andar na devida maturidade, não se ora por ela? Apenas se espera sentado ver se ela vai ou não buscar a Deus? Vamos olhar por outro anglo, nas coisas naturais: somos ordenados pela Bíblia a trabalhar e as Escrituras dizem que quem não trabalha também não coma; produzir o próprio pão é ponsabilidade de cada um, mas por outro lado, Jesus ensinou a orar pelo pão de cada dia! A responsabilidade pessoal não suprime o valor da oração! Mas, segundo a sua idéia, não temos que orar por isso, é só trabalhar pelo pão e conquistá-lo sozinho... é isso mesmo que você está dizendo?

b) Sua declaração de que este vídeo é uma arma de Satanás para desviar os cristãos do Caminho do Senhor me é ainda mais assustadora! Por que o diabo estaria dando "um tiro na pé" ao motivar os crentes a orar por avivamento... Quando acusaram a Cristo de expulsar demônios pelo poder dos próprios demônios, Ele declarou que uma casa dividida não subsiste, que se Satanás expulsa Satanás sua casa está dividida! Ou seja, era melhor para os judeus que não expulsavam demônios acusar Jesus de estar no caminho do mal, do que também expulsarem demônios (Mt 12.22-28)! Como uma oração por avivamento pode ser arma de Satanás? Concordo com você que avivamento não vem pronto e instantaneo por que alguém orou por isso. É lógico que temos que desenvolver uma relação pessoal de intimidade com o Senhor, mas no que a oração é contra isto? Jesus mandou entrar no quarto e falar em secreto com o Pai (Mt 6.6)... por quais motivos? Na sequência, na oração-modelo (Mt 6.9-13) Ele nos ensinou a exaltar a Deus, a clamar pelo estabelecimento do reino, pelo pão cotidiano, por vitória sobre o mal e a tentação, por perdão pelos outros... Clamar pelo estabelecimento do Reino de Deus é tão parte do meu relacionamento íntimo com o Senhor quanto orar por vitória sobre o pecado ou pelo perdão de quem nos ofendeu!

c) Orar por avivamento não é somente orar pelo que deve acontecer na minha vida, mas principalmente pelo que deve acontecer NA VIDA DE OUTROS. Só porque alguém não entendeu (ou negligenciou) o mandamento de desenvolver intimidade com Deus eu viro as costas para esta pessoa e deixo que ela viva distante do que Deus tem para ela? Se ela está com uma venda nos olhos e não discerne o que está perdendo na vida espiritual eu não posso orar por ela? Ela tem que despertar sozinha? Se isto é verdade porque evangelizamos? Seria então melhor deixar as pessoas descobrirem o caminho sozinhas... Qualquer registro de avivamento na história (mesmo recente) mostra muita oração nos bastidores! Billy Graham costumava pregar em suas crusadas com muitas pessoas debaixo do palco clamando em oração pelas almas... ele errou? Os resultados me dizem que não!


2) "O VÍDEO PODE LEVAR A PENSAR... que qualquer manifestação do sobrenatural é evidência de que Deus esteja presente e o diabo esteja sendo derrotado"(palavras suas). Não é exatamente isto que a Palavra de Deus diz? Apesar dos erros dos coríntios quanto ao uso dos dons espirituais, Paulo declarou: "Porém, se todos profetizarem, e entrar algum incrédulo ou indouto, é ele por todos convencido e por todos julgado; tornam-se-lhe manifestos os segredos do coração, e, assim, prostrando-se com a face em terra, adorará a Deus, testemunhando que Deus está, de fato, no meio de vós" (1 Co 14.24,25). O texto diz, com todas as palavras, que o incrédulo, ao ter os segredos do seu coração revelados por meio da manifestação sobrenatural da profecia, se prostaria com o rosto em terra e reconheceria Deus no meio daqueles irmãos! A Bíblia também fala sobre como Deus UNGIU a Jesus de Nazaré com Espírito Santo e poder para curar os oprimidos do Diabo... pq Deus era com ele (At 10.38); isso também mostra o sobrenatural como evidência de que Deus está presente e o diabo perdendo terreno (seus oprimidos estavam sendo livres)...

3) CONCLUINDO: você pode pregar a relação íntima das pessoas com Deus sem tentar desdizer o que a Bíblia ensina sobre oração. Além disso, se você tem algum problema com alguma Igreja em específico (e suas formas de conduzir as coisas) não GENERALIZE que todos andam fora de padrões por conta disso.



Abcs, e fique na paz do Senhor!

PS: sei que a mensagem escrita às vezes pode parecer fria e dura demais, minha intenção não é agredir com palavras e sim esclarecer. Por muito tempo, fechei meu coração para verdades bíblicas só porque alguns grupos que as praticavam erravam em outras áreas... aprendi que não devo rejeitar o que é correto num grupo que erra em outras coisas. Se o entendi mal ou me expressei mal, me perdoe...”.







“Meu caríssimo ........,


Graça e Paz do nosso Senhor Jesus Cristo!


Com certeza, não recebo sua resposta como agressão. Na verdade, dou graças a nosso Senhor por você ter feito uso da liberdade para escrevê-la.


Por ser apenas um comentário em um blog, tentei fazê-lo sucinto. Mas, agora, percebo que ele não foi claro.


Certamente, concordo com tudo o que você disse aqui sobre oração. Quando falei em relacionamento íntimo com Deus, tinha a certeza de que isto estava implícito. A minha preocupação tem sido com relação ao foco dessas orações. Você citou passagens bíblicas maravilhosas, que sempre devem estar em nossos corações e, conseqüentemente, em nossas bocas, mas nenhuma delas sugere algum tipo de intenção de derrotar ao diabo e a suas hostes malignas (a única ressalva é a de que na oração que Jesus ensinou, não se pede pela 'vitória' contra o mal, mas para Ele nos 'livrar' do mal). "Resisti ao diabo e ele fugirá de vós" (Tg 4.7) é a orientação que temos quanto a ele. E o foco que o vídeo sugere é o de fazermos as coisas, a fim de que o diabo seja derrotado. Isto é que eu disse não ser verdadeiro.


Quanto à oração por avivamento, posso lhe assegurar que eu mesmo a faço o tempo todo. Mas avivamento no coração das pessoas (me incluo nisto), não nas formas de se manifestar dentro de igrejas. Explico: com o avivamento, certamente as formas de comportamento dos cristãos nas igrejas vai mudar. Mas (sejamos honestos) a grande maioria das igrejas brasileiras tem usado formas de comportamento para atestarem o seu "avivamento". E nessas formas de comportamento têm surgido "manifestações sobrenaturais" que estão longe de virem de Deus. São como os "milagres" de Janes e Jambres. É coisa de homem, não do Senhor! A passagem de 1Co 14.24-25, que você citou, fala da manifestação do Espírito Santo, não da palavra de homens sem entendimento. Busca-se manifestações, antes que os corações sejam quebrantados e verdadeiramente avivados.


"Sacrifícios agradáveis a Deus são o espírito quebrantado; coração compungido e contrito, não o desprezarás, ó Deus" (Sl 51.17). Isto está muito longe da busca desenfreada por poder, pelo poder de derrotar a Satanás, ou para demonstrar santidade superior. Nossa busca não pode nunca ser pelas conseqüências de se ter intimidade com Deus. Nossa busca deve ser a de termos intimidade com Deus, porque Ele é Deus, nosso Pai e Criador. As conseqüências disto se manifestarão, se for esta a vontade do Senhor (e é).


Por fim, quero dizer que ouço suas pregações e tenho sido muito edificado com elas, assim como pessoas próximas a mim, para as quais eu as envio.


Um grande abraço no amor do Senhor Jesus,


René”






“Prezado René, graça e paz!

 
Aleluia por este seu e-mail! Me esclareceu melhor o que não havia entendido...

 
A idéia que sempre enxerguei no vídeo em questão era a de que a oração, mesmo que não feita diretamente contra o Reino das Trevas, sempre vai impedir o avanço das trevas pelo simples fato de clamar pela vinda do Reino de Deus. Não me ocorreu que a mensagem passada pudesse ser a de orar contra Satanás por vitória... sabemos que a vitória já foi consumada na cruz! Concordo nisso com você.

 
Também concordo que muitas "forçações de barra" tem sido feita pelos homens em nome de avivamento e que ESTÁ LONGE de ser o que Deus tem pra nós. Prego muito sobre viver a intimidade pessoal com Deus e que o avivamento deve ser só o transbordar desta vida de Deus em nosso íntimo.

 
Obrigado, por escrever de novo e "aliviar" meu coração. Por precaução, vou remover o vídeo do blog para não "vender" a mensagem errada que não percebi estar sendo lida por outros... Meu susto, ao entender errado o que vc escreveu, se deve ao fato de uma geração de não ora (e não falo de orar contra o inimigo não) e quer se justificar de que isto não seja realmente necessário... Obrigado por escrever novamente e esclarecer!

 
Um abração! Que a graça abundante do Senhor seja contigo!”






Encerrando este Post, gostaria de chamar a atenção para a abertura do vídeo, que mostra ser mais um “show” do neopentecostalismo norte-americano. Se fosse parte de uma pregação séria sobre oração por verdadeiro avivamento, certamente o comentário acima não teria sido necessário.



Paz

Nenhum comentário: