"Portanto, ninguém se glorie em homens; porque todas as coisas são de vocês, seja Paulo, seja Apolo, seja Pedro, seja o mundo, a vida, a morte, o presente, ou o futuro; tudo é de vocês, e vocês são de Cristo, e Cristo, de Deus."
PENSE NISTO: "O valor do homem é determinado, em primeira linha, pelo grau e pelo sentido em que se libertou do seu ego!" (Albert Einstein).

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Questionamentos ao evangelicalismo


Achei interessante estas matérias.
Bjs.


Agora só o Espírito Santo!

Posted: 02 Nov 2009 01:56 PM PST

O espiritismo de origem africana, principalmente a macumba e o candomblé, vem sendo promovido por governos em todo o país como herança cultural. Além da vergonha que é promover uma religião com dinheiro público, o marketing dessas religiões tem procurado posicioná-las como a religião da identidade afro, em uma reedição do racismo norte-americano, que fazíamos bem em evitar por aqui.

Mais recentemente, com o dúbio texto das leis contra a discriminação, agentes dessas religiões tem logrado processar evangélicos por causa da evangelização – prova de que, não tendo poder em seus falsos espíritos, precisam que o dinheiro público, a propaganda e o poder temporal os proteja. Contudo o Deus único e fiel, Jesus – salvador dos macumbeiros, dos candomblezeiros e dos ateus, continua abrindo portas para a salvação de muitos, como se vê o testemunho do jovem Mateus.

Com seus 12 anos de idade, um pouco tímido, Mateus nasceu em uma família ligada aos cultos de origem africana, a umbanda e o candomblé. Sua avó é uma conhecida “mãe de santo” como se diz nessas religiões, e seu “terreiro” fica em frente a uma igreja evangélica. Toda a família estava envolvida neste espiritismo, mas há algum tempo os pais de Mateus participaram de um evento na igreja em frente, uma Assembléia de Deus, e voltaram transformados. Nas palavras de Mateus, pareciam “pessoas novas”.

Desde então, outras pessoas da família começaram a ir à igreja.

Eu vivia uma vida triste, vazia, sem saber o que fazer – diz Mateus, com palavras de menino e sentimento de gente grande – então meus pais me levaram à igreja para assistir o filme Socorro. Eu fiquei impressionado, principalmente com a parte da crucificação e ressurreição de Jesus. Eu decidi entregar minha vida a Jesus e hoje sou mais alegre, contente e até na escola estou melhor. Com minha família seguindo Jesus, o relacionamento dentro de casa melhorou. Minha família segue Jesus e eles me apóiam. Eu agradeço a Deus e a Jesus pelas pessoas que ele usou para ensinar minha família sobre Jesus. Meus tios e primos seguem nesse caminho também. Agora só falta a minha avó.

Mateus deu o seu testemunho singelo em entrevista realizada no dia 28/10/2009 pelos coordenadores da AMME Gilson Oliveira e Elias Nascimento, na presença dos pais Humberto e Silda. Meses atrás, os pais de Mateus e outras 18 parentes foram batizados nas águas. Agora eles não querem ser possuídos por qualquer espírito, eles querem ser guiados pelo Espírito Santo de Deus.



Uma questão de propósito

Posted: 02 Nov 2009 08:22 AM PST



É freqüente sentar-me embaixo dessa parreira de uvas que você vê na foto. Ontem ainda conversava com meu pai debaixo dela. Conversávamos sobre quanto tempo essas árvores pequenas tem produzido. Lembrava dos tempos de ainda menina e ai fizemos as contas: esta videira produz há mais de trinta anos!

Quando dava aula dias atrás para um grupo em São José dos Campos um pastor me disse que suas ovelhas, as mais velhas, já não querem saber mais de trabalhar e produzir. Lembrei a ele o que Jesus pediu para fazer: podar. Se meu pai não podar a sua videira no mês de agosto, não terá frutos em fins de dezembro. Da mesma forma a Igreja. Produzir frutos é, dentre outras coisas, uma questão de propósito. Quando temos a intenção ou o propósito distinto, de alguma forma nossa energia, esforços, capacidade e habilidades se concentram nessa necessidade ou nesse propósito. A videira foi feita para produzir, dar frutos. Nós fomos comissionados pelo Senhor Jesus para dar frutos e frutos que permaneçam: “Vocês não me escolheram, mas eu os escolhi para irem e darem fruto, fruto que permaneça, a fim de que o Pai lhes conceda o que pedirem em meu nome” Jo 15:16.

Não foi um ou outro crente que foi comissionado para dar frutos, assim como não é somente para uma videira ou outra dar frutos. Produzir frutos está no DNA da videira. Ela existe para dar uvas. O cristão também existe para fazer discípulos e isto é para estar no nosso DNA. Todo cristão deve anunciar todo o Evangelho.



É hora de orar

Posted: 02 Nov 2009 07:35 AM PST

Algo que me preocupa bastante e sei que está também na pauta dos assuntos abordados pela AMME é que no Brasil e em outros países como a Nigéria, por exemplo, onde o numero de “evangélicos” cresce a cada ano e se torna uma parcela cada vez mais significativa da população, a transformação de cidades, não acontece.

Na cidade do Rio de Janeiro onde as pesquisas apontam enorme presença evangélica, não vemos baixar o numero de assassinatos, assaltos e todo tipo de violência. Pelo contrário crescem ainda mais.

Será que há algo errado com o evangelho que pregamos? Será que falta alguma coisa em nossa pregação, ou alguma ação da igreja que siga à pregação? Será que estamos exagerando a pregação do evangelho da graça em detrimento do evangelho do Reino? Será que estamos fazendo membros de igreja ao invés de discípulos de Jesus?

Ore conosco sobre isso. Precisamos fazer alguma coisa. Precisamos de respostas. Se a igreja é o sal da terra e também a luz do mundo, grandes diferenças precisam acontecer. Penso que vivemos um tempo de arrependimento e respostas. É hora de orar!

Extraído de http://www.evangelizabrasil.com/





Realmente, muito boas!

A última (É Hora de Orar) faz um questionamento interessante e necessário, como já conversamos várias vezes. Ali pergunta se há algo errado com o Evangelho que está sendo pregado e a resposta é clara e evidente: Sim! O que tem sido pregado é um outro evangelho, que, na verdade, não é Evangelho. Também pergunta se falta algo na pregação, ou uma ação da Igreja em conseqüência dessa pregação, e a resposta também é "Sim", como já sabemos. Paulo disse: "venho lembrar-vos o evangelho que vos anunciei... por ele também sois salvos, se retiverdes a palavra tal como vo-la preguei... vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados... e que foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia" (1Co 15.1-4). Paulo diz que pregava isto em primeiro lugar. Todo o resto é conseqüência dessa simplicidade do Evangelho. O efeito disso na vida de cada um já vai ser uma pregação, um testemunho da eficácia do Evangelho, ou seja, a "ação" da Igreja mediante a pregação.

Eles perguntam se exageram na pregação do Evangelho da Graça, em detrimento da pregação do Evangelho do Reino. Aí eu pergunto: "Qual a diferença entre um e outro?". Eu mesmo respondo: "Nenhuma!". Jesus Cristo é a essência e a evidência da Graça de Deus, ao mesmo tempo em que Ele é a essência e a evidência do Reino de Deus. O erro não está em se usar um termo ou outro, mas em não se pregar a Jesus como Senhor e Deus Criador, Justificador, Santificador e Redentor.

E a última pergunta não merece nem resposta. Se estivessem formando discípulos de Jesus, ao invés de membros de igrejas, certamente a situação no mundo inteiro seria diferente. Não que o mundo estaria menos violento, mas esses discípulos estariam sendo perseguidos violentamente por sua fé, em vez de estarem sendo perseguidos por falcatruas, prostituição, pedofilia, assassinatos e outras coisas mais, que são constantes no meio "evangélico".

Desculpe por "encher a sua paciência" com coisas que você também já sabe...

Beijão,

René

Obs.: Os outros dois textos são muito bons e esse terceiro, que eu comentei, me alegra, por podermos ver que mais pessoas estão se apercebendo que o verdadeiro Evangelho não faz parte desse evangelicalismo que está por aí.

Nenhum comentário: