"Portanto, ninguém se glorie em homens; porque todas as coisas são de vocês, seja Paulo, seja Apolo, seja Pedro, seja o mundo, a vida, a morte, o presente, ou o futuro; tudo é de vocês, e vocês são de Cristo, e Cristo, de Deus."
PENSE NISTO: "O valor do homem é determinado, em primeira linha, pelo grau e pelo sentido em que se libertou do seu ego!" (Albert Einstein).

quarta-feira, 26 de maio de 2010

O Cristão e as Eleições (Parte 1)

Mais um ano de eleições no Brasil e tenho visto algumas matérias a respeito do direcionamento do voto dos cristãos. Há sempre, independentemente do conteúdo, uma chamada à consciência na escolha dos candidatos. Antes de dar minha opinião, resolvi publicar, aqui, um trecho de um dos sermões de Charles Finney, apresentado há cerca de 180 anos atrás. O que você acha?

ELEGENDO CANDIDATOS DIVINOS

Os cristãos também não devem se conformar ao mundo na política. A política do mundo é inteiramente desonesta. A política de todo partido é encobrir os defeitos de seus candidatos e as qualidades de seus oponentes. Isso não é desonesto? Todo partido coloca seu candidato como um pedaço da perfeição e, então, envida todos os esforços para colocá-lo no gabinete por quaisquer meios, honestos ou sujos. Nenhum homem comprometido com um partido pode ser inteiramente honesto. Um cristão pode fazer isso e manter a consciência limpa?

Concordando com o mundo na política, os cristãos são culpados de estabelecerem legisladores sobre si (pelo voto deles mesmos), os quais não temem nem amam a Deus, e que desprezam a lei de Deus. Alguns políticos não cumprem o dia de descanso, cometem adultério, brigam, proferem palavrões e deixam as leis sem serem executadas. Os cristãos os colocam nos gabinetes! Onde os partidos são muitos, há cristãos o suficiente para lotarem as chapas em qualquer eleição. Seguindo o curso atual dos políticos, você está ajudando a corroer todos os governos e a ordem na terra.

Grandes nações cambaleiam e são enroladas, porque as leis são quebradas e pisoteadas, e a força executiva se recusa a agir. Nenhum político quer acabar com a desordem, ou, então, seu compromisso é com as leis demoníacas. Isto é verdade em toda a parte e em todos os partidos. Um cristão pode ser consistente com sua profissão de fé e ainda votar em homens como esses? Que maior obstáculo podemos colocar diante dos pecadores? Não é de admirar que o mundo tenha tempos difíceis acreditando em "candidatos cristãos". Eu mesmo duvido muito que muitos deles creiam na Bíblia. Eles mostram, até onde as evidências vão, que não há mudança no coração.

O que é cristianismo? É ir à Ceia do Senhor uma vez por mês e algumas vezes a uma reunião de oração? Isso é mudança de coração? O mundo seria tolo em acreditar numa mudança de coração com esse tipo de evidência. Se os cristãos agissem perfeitamente conscientes e consistentes nessa matéria, eles diriam: "Não votaremos em nenhum homem, sem que ele tema a Deus e legisle em justiça". Então homens incrédulos não indicariam candidatos que estivessem contra a lei. Todo o candidato seria obrigado a mostrar que ele foi preparado para agir com motivos mais nobres. Então ele se esforçaria para fazer o país mais próspero, promoveria as virtudes e acabaria com os vícios, opressão e desordem. Eles teriam que fazer tudo o que pudessem, para fazer as pessoas felizes e santas. Isso envergonharia os políticos desonestos e mostraria que o amor a Deus e ao homem é o motivo que os cristãos têm em vista. Que influência abençoada fluiria sobre a terra!

Se tivéssemos um ministério santo, seria muito mais importante do que um ministério educado. Se os ministros fossem santos, eles não precisariam tanta educação. Não estou menosprezando um ministro educado. Deixem os ministros serem educados tanto quanto possam, os melhores, contanto que sejam santos. Mas, supor que educação pode converter o mundo, é um engano. Deixe o ministério ter o espírito de oração e deixe o batismo do Espírito Santo estar sobre eles. Então eles propagarão o Evangelho. Se os cristãos vivessem como deviam, a Igreja sacudiria o mundo. A notícia rapidamente encheria os quatro ventos, até a terra ficar cheia de agitação e indagação. As conversões se multiplicariam como as gotas do orvalho da manhã.

Nenhum comentário: