"Portanto, ninguém se glorie em homens; porque todas as coisas são de vocês, seja Paulo, seja Apolo, seja Pedro, seja o mundo, a vida, a morte, o presente, ou o futuro; tudo é de vocês, e vocês são de Cristo, e Cristo, de Deus."
PENSE NISTO: "O valor do homem é determinado, em primeira linha, pelo grau e pelo sentido em que se libertou do seu ego!" (Albert Einstein).

sábado, 11 de junho de 2011

A Palavra Escrita Também Diz...

Repostagem

- por René Burkhardt | 30 de Julho de 2010


Oh, insensatos! Vocês receberam o Espírito pelo esforço de vocês, ou pela pregação da fé? Estou falando desse mesmo Espírito que opera milagres imensos em vocês. O Espírito que guerreia contra a carne de vocês, para que vocês não façam aquilo que querem e para que vocês sejam purificados por meio da lavagem de água pela palavra, para serem apresentados ao Senhor Jesus como Igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito.

E, agora, vocês agem como se tudo dependesse da força de vocês mesmos! Mas não foi assim que vocês aprenderam a Cristo, se é que, de fato, O têm ouvido e nEle foram instruídos, segundo é a verdade em Jesus, no sentido de que, quanto ao trato passado, vocês se despojem do velho homem, que se corrompe segundo as concupiscências do engano, e se renovem no espírito do seu entendimento, e se revistam do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade.

Vocês são assim insensatos que, tendo começado no Espírito, estão, agora, se aperfeiçoando na carne? É um tal de não manuseie isto, não prove aquilo, não toque aquiloutro, segundo os preceitos e doutrinas dos homens! Mas todas estas coisas, com o uso, se destroem. Então, por que julgar e condenar os outros? Afinal, é para o próprio Senhor deles que eles estão em pé ou caem; mas estarão em pé, porque o Senhor é poderoso para os suster. Se o Senhor perdoou todas aquelas suas dívidas, vocês não deveriam, igualmente, se compadecer dos outros?

Vocês acham que, realmente, são vocês que têm vencido o pecado que habita em vocês? Não é o Espírito de Cristo que lhes redime e purifica? Vocês corriam bem; quem lhes impediu de continuarem a obedecer à verdade? Vocês estão pensando que podem confiar na sua própria carne, que, na sua força, vocês têm vencido o pecado. Já se esqueceram que Deus é quem efetua em vocês tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade?

Vocês têm coragem de dizer que não têm pecado? Claro que não! Porque vocês cumprem a lei de que quem disser que não tem pecado, faz de Jesus um mentiroso e a Sua palavra não está nele. Mas isto não é uma lei que se deve cumprir. Isto é uma verdade que se deve viver! Essas coisas foram ditas para que vocês não pecassem, mas, se pecassem, soubessem que têm um Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo, que é a propiciação pelos nossos pecados e não somente pelos nossos próprios, mas ainda pelos do mundo inteiro, ou seja, aqueles que vocês condenam.

A lei tem sido cumprida por vocês: vocês não matam! Vocês não matam porque são fortes e se dominam? Ou é o Espírito Santo que os impede, de uma maneira ou de outra, de fazer isso? E, na verdade, todo aquele que se irar contra seu irmão estará sujeito a julgamento; e quem proferir um insulto a seu irmão estará sujeito a julgamento do tribunal; e quem lhe chamar: Tolo, estará sujeito ao inferno de fogo. Mas não é exatamente isto que vocês têm feito, ao condenar aqueles que têm vivido a liberdade para a qual Cristo nos libertou? Aquele que diz estar na luz e odeia a seu irmão, até agora, está nas trevas. Aquele que ama a seu irmão permanece na luz, e nele não há nenhum tropeço.

Ainda que vocês tenham o dom de profetizar e conheçam todos os mistérios e toda a ciência; ainda que vocês tenham tamanha fé, a ponto de transportar montes, se não tiverem amor, nada serão. E ainda que vocês distribuam todos os seus bens entre os pobres e ainda que entreguem o seu próprio corpo para ser queimado, se não tiverem amor, nada disso lhes aproveitará. O amor se regozija com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.

Se habita em vocês o Espírito daquele que ressuscitou a Jesus dentre os mortos, esse mesmo que ressuscitou a Cristo Jesus dentre os mortos vivificará também o seu corpo mortal, por meio do seu Espírito, que habita em vocês. Não serão vocês que se vivificarão, na sua própria força. E estejam certos de que esse mesmo Deus poderá fazer, naqueles que vocês condenam, a mesma obra que faz em vocês.

Não desprezem aos outros, por eles serem mais fracos. Nem julguem aos outros, por eles serem mais fortes. Cada um de nós dará contas de si mesmo a Deus. Portanto, tomem o propósito de não porem tropeço ou escândalo ao seu irmão. Eu sei e estou persuadido, no Senhor Jesus, de que nenhuma coisa é de si mesma impura, salvo para aquele que assim a considera; para esse é impura. Bem-aventurado é aquele que não se condena naquilo que aprova. O reino de Deus é justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo. Aquele que deste modo serve a Cristo é agradável a Deus e aprovado pelos homens.

5 comentários:

René disse...

Comentários feitos à época da publicação original:

Elton Morais disse...

Ótimo texto, bastante edificante.

Jesus continue te abençoando!

Em Cristo,
Elton Morais
30/07/10 17:12h


Rita disse...

Excelente palavra que vem do Senhor para nós!
Vamos prosseguir com a sabedoria que vem do alto...
Deus abençoe sempre em Cristo!!!
30/07/10 18:30h

Cláudio Nunes Horácio disse...

Amém e amém! Assim é! Abração
11/08/10 11:57h

Regina Farias disse...

Olá, meu queridíssimo amigo René

Perdão, não estou desconsiderando o texto na sua totalidade, mas essa bateu 'dicunforça':

"Bem-aventurado é aquele que não se condena naquilo que aprova'".

Tem 'algo' que serve de parâmetro para o que é reprovável e se chama 'consciência'. Quando esta nos incomoda, é porque tem alguma coisa errada...

Obrigada pela repostagem, estava precisando. (Que esquisito, esse nome repostagem aff)

Meu carinho,

Rê.

René disse...

Oi, Rê, minha queridíssima amiga, (rsss)

Dicunforça? Pode ser, pois, às vezes, algo nos chama a atenção de forma mais intensa... mas a Palavra é forte, é dura, mesmo!

Não vejo um 'desmerecimento' ao restante do texto, o fato de se ressaltar um determinado pedaço. Entendo que seja assim que a Palavra 'funciona': ela é lançada ao ar e o Espírito Santo trabalha em cada pessoa um determinado ponto, conforme o necessário, conforme a edificação de cada um.

No contexto em que Paulo fez essa afirmação, entendo que ele falava exatamente sobre isso, sobre esse trabalho individual do Espírito em cada pessoa, em momentos diferentes de suas vidas, estágios diferentes, necessidades diferentes, entendimentos diferentes. Sendo desta forma, não há como nós apontarmos o dedo para o nosso próximo, condenando-o por algo que o Espírito, talvez, ainda não tenha trabalhado nele. E, se o Espírito de Cristo ainda não trabalhou determinada coisa na pessoa, provavelmente ela não se condenará nas coisas que aprova, pois ainda não foi convencida, por Ele, do erro (caso haja erro). Neste caso, por que essa pessoa é bem-aventurada (feliz)? Porque ela não tem sobre si o peso da culpa! Porque ela não tem sobre si o peso da consciência de estar errada e da necessidade de mudança!

E a 'consciência' que você mencionou, Rê, entendo como sendo a atuação do Espírito de Cristo, junto ao nosso espírito, convencendo-nos do erro que está diante de nós. Vejo o nosso espírito como aquele elemento que dá as ordens ao nosso cérebro, para que ele raciocine sob um parâmetro, ou sob outro, afinal, nosso cérebro não consegue trabalhar coordenadamente sozinho, sem um comando.

Repostagem, repostagem, repostagem... se você ficar repitindo isto, talvez soe menos esquisito!! rsssss Mas que é esquisito, isso é!!! rsssssssssss

Abração e Paz!

João Carlos disse...

Renezildo,

"Engraçado', precisava ler o que você postou novamente cara. Ontem, quase cometi um 'délituuuu'. Por pouco não pulo no pescoço de um 'colega' de trabalho. Basta ler o texto anterior ao atual (quem lê, entenda...).

Valeu mesmo!

JC

René disse...

Jotacezinho,

Cada vez que releio este texto, me dou conta de que preciso muito ter essas verdades firmadas em mim!

Li seus últimos textos e confesso que me sinto aliviado em saber que o penúltimo se refere a outra pessoa! Quando o li, deu um meeedoo que fosse comigo!!! rsssss

Abração e Paz, querido amigo!