"Portanto, ninguém se glorie em homens; porque todas as coisas são de vocês, seja Paulo, seja Apolo, seja Pedro, seja o mundo, a vida, a morte, o presente, ou o futuro; tudo é de vocês, e vocês são de Cristo, e Cristo, de Deus."
PENSE NISTO: "O valor do homem é determinado, em primeira linha, pelo grau e pelo sentido em que se libertou do seu ego!" (Albert Einstein).

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Deus, livra-nos do mal, mas não tanto!

Esta é mais uma contribuição do mano Hugo, do blog METANOIADO, para a nossa edificação.

É um texto curtíssimo, com palavras simples, mas com um conteúdo que deveria agir como um terremoto, na vida de todo aquele que tem buscado viver a simplicidade do Evangelho.

Talvez não descartemos determinadas coisas que, por tradição, estão entranhadas em nosso dia a dia, mas, certamente, somos levados à reflexão, ao questionamento e, por fim, a olhar tudo com outros olhos: os olhos de Cristo! Leia e releia, quantas vezes forem necessárias!



Carros consomem petróleo cuja extração mata o planeta. Talvez o lugar do petróleo seja mesmo debaixo do chão.

Carros também consomem álcool cuja produção prejudica muitos e privilegia poucos.

Mas precisamos de carro para irmos ao mercantil comprar plástico que vai para o lixo. Aqui e ali atropelamos um cachorro ou uma pessoa, mas o saldo é positivo: O número de atropelados é bem menor do que o número de não-atropelados.

A geladeira denuncia a preocupação com o dia de amanhã, com a acumulação do pão que na oração é pedido só para o dia: "o pão nosso de cada dia nos dai HOJE!". A geladeira resolve a falta do pão-do-dia acumulando pão. O pão-do-dia não precisa de geladeira. O que precisa de geladeira é a comida de amanhã...que poderia virar comida de hoje para alguém.

Deus, "
Livra-nos do mal..." assim talvez eu venda a geladeira, compre uma bicicleta e desista do carro!


hugo



Extraído de http://hugotheophilo.blogspot.com/2010/08/deus-livra-nos-do-mal-mas-nao-tanto.html
Visite o Blog do Hugo Metanoiado! Há muito mais, lá, para nossa edificação!

12 comentários:

Anônimo disse...

O Hugo está pai fresco sabia? Bom, em relação ao texto, é lógico, concordo, mas no sistema em que vivemos não dá mais para viver como ele sugere. A mecânica e as engrenagens que o mundo está montado nos obriga a ter geladeira, dispensa, carro, muitas vezes mais de um, ou carro e moto, geladeira e freezer.Para fazer isso que seria o ideal teríamos de mudar muitas coisas artificiais que criamos para nos servir, mas que na verdade nos escravizou. Abração.

René disse...

Sim, Cláudio, tô sabendo que o Hugo é papai fresquinho!

Concordo com você. Mas recebi essas palavras como uma excelente forma de começarmos a analisar nossa vida em Cristo e nossas palavras e atitudes, que, muitas vezes, contradizem nosso viver.

Outra coisa que vi, é que nossos irmãos em países paupérrimos, ou em países onde são perseguidos, estão vivendo um Evangelho de forma mais próxima da verdadeira do que nós, porquanto deixamos de ajudá-los muitas vezes, alegando que não temos condições para isso.

Acho que vale, ao menos, pra refletir.

Valeu! Abração e Paz!

Sensatez disse...

Paz irmão René!
Pois eu achei esse textinho tão verdadeiro,é uma baita reflexão quando pensamos nos que nada tem hoje, e nada terão amanhã, muitas vezes esvaziamos a geladeira com sobras que vão para o lixo....
Pessoas que moram a tres quadras de seus empregos ainda vão dirigindo p/ o trabalho...
Será que uma virada nos nossos costumes mundanos não fariam uma grande diferença na nossa vida cristã...?
Sim,precisamos devida a evolução do atual sistema de algumas coisinhas...mas da pra repensar muitas outras!
Fica na paz!!

René disse...

Isso mesmo, Rita!

Por isto, achei o texto excelente: para nos fazer refletir mesmo. Como eu disse lá em cima, antes do texto, talvez a gente não se desfaça de algumas coisas, já muito entranhadas no nosso cotidiano, mas rever algumas posturas já seria um ótimo começo.

Obrigado por deixar sua opinião!

Grande abraço e continue na Paz!

Rô Moreira disse...

kkk muito legal o texto dele:

Carros consomem petróleo cuja extração mata o planeta. Talvez o lugar do petróleo seja mesmo debaixo do chão.

Carros também consomem álcool cuja produção prejudica muitos e privilegia poucos.

Mas precisamos de carro para irmos ao mercantil comprar plástico que vai para o lixo.



Interessante que uma coisa puxa a outra e assim vamos sendo escravos como disse o mano!

René disse...

Exatamente, Rô!

Uma coisa puxa a outra e a gente vai se escravizando.

Fico pensando: se a Igreja que está em países livres, progressistas, de repente, fosse levada a uma situação parecida com a dos irmãos de alguns países africanos... qual seria a reação de seus membros? Deixariam, ainda, uma coisa puxar a outra, certos de que Deus está no controle de tudo, ou lutariam desesperadamente, abrindo mão, inclusive, de sua profissão de fé, para voltar à cômoda situação anterior?

É de se pensar...

Bj, 'brigadú pela opinião e continue na Paz!

Tamiris Gomes * disse...

É um mau necessário?

Interessente o texto! Nunca havia pensado nisso...


Abraço, Paz!

René disse...

Pois é, Tami,

Quando me deparei com essa mensagem, há quase um mês, fiquei de queixo caído. Também nunca havia pensado dessa forma. De lá para cá, fiquei meditando nisso. Hoje, publiquei para compartilhar com os leitores deste blog, que não são os mesmos que os do Hugo, porque cheguei à conclusão de que é um ótimo princípio para começarmos a refletir sobre nossas vidas, de uma forma mais ampla, menos viciada.

O Hugo, autor do texto, é filósofo. E Deus o usa através de sua filosofia. É uma bênção!

Valeu pelo comentário!

Grande abraço e continue na Paz!

Hugo Lucena Theophilo disse...

Ei ei...direito de defesa: Não sou filósofo, não. "Eu sou apenas um rapaz latino americano sem dinheiro no banco..."

René disse...

Direito concedido!

Mas acabou confirmando, com a negativa!! rsrs

Tá vendo como o que Deus revelou pra você, tá mexendo no raciocínio das pessoas? Você sabe que esse é o princípio do culto racional: análise de fatos e definição de opinião. Como foi dito: "Cada um tenha opinião bem definida em sua própria mente". E isto vale pra todas as coisas!

Obrigado por autorizar esta postagem e por tentar responder aos "ataques pessoais"!

Abração e Paz, Hugo!

Rô Moreira disse...

Amado com este Evangelho que se prega hoje??
Um Evangelho que não firma ninguém René, este Evangelho que quando vier mesmo as perseguições, pois sei que não irá ficar só nisso de tentarem nos calar somente. Muitos não suportarão. bjs

René disse...

É exatamente o que penso, Rô!

Por isto, é bom refletirmos bastante nessa nossa caminhada. De preferência, mudando algumas atitudes, ainda que não seja vendendo geladeira e carro (quem tem)!

Valeu! Bjs tbm!