"Portanto, ninguém se glorie em homens; porque todas as coisas são de vocês, seja Paulo, seja Apolo, seja Pedro, seja o mundo, a vida, a morte, o presente, ou o futuro; tudo é de vocês, e vocês são de Cristo, e Cristo, de Deus."
PENSE NISTO: "O valor do homem é determinado, em primeira linha, pelo grau e pelo sentido em que se libertou do seu ego!" (Albert Einstein).

sábado, 8 de janeiro de 2011

Viajei na Eternidade

- por René Burkhardt | 07 de Janeiro de 2011

Deus é eterno e infinito! Esses dois atributos, isoladamente, já são impossíveis de serem compreendidos pelo homem, que é mortal e totalmente limitado. Até para tentar compreender e definir esses atributos, o homem se utiliza de elementos limitados. Nossas próprias palavras impõem limites.

Para definir a eternidade, por exemplo, o homem precisa dizer que ela é não ter princípio, nem fim de dias! O homem não consegue compreender que a eternidade está além de seus conceitos de tempo e espaço, e que estes conceitos, tempo/espaço, estão contidos nessa eternidade. Mais difícil ainda, é compreender que cada momento desse tempo/espaço é visto de qualquer ponto da eternidade, eternamente, tipo um filme rodando quadro a quadro, onde cada quadro, estático, pode ser apreciado pelo Eterno, quantas vezes Ele quiser. Pior ainda, é compreender que Deus é o Pai da eternidade!

Esta compreensão explica, de uma forma básica, a presciência de Deus, Sua ciência e Sua pós-ciência, conhecidas como Sua Onisciência, de cada fato que envolve toda a Sua Criação, em cada ponto daquilo que conhecemos como tempo e espaço. É exatamente isto que O permite interferir pessoalmente em cada questão de nossas vidas, como se fôssemos o único ser criado por Ele, sem que todo o restante do sistema ‘desande’. É isto que O permite conciliar Sua soberania com livres escolhas do homem, fazendo Sua vontade se cumprir através da própria vontade do ser humano, sem mudar de idéia a cada atitude nossa, como se tivesse sido pego de surpresa.

Diante disto, somos levados a concordar com o Senhor, quando Ele diz: "Pois os meus pensamentos não são os pensamentos de vocês, nem os seus caminhos são os meus caminhos", declara o Senhor. "Assim como os céus são mais altos do que a terra, também os meus caminhos são mais altos do que os seus caminhos e os meus pensamentos mais altos do que os seus pensamentos” (Is 55.8-9).

Assim, nessa sabedoria infinitamente superior à nossa, Deus providenciou, na eternidade, mas trazendo para uma forma que coubesse em nossa compreensão, o escândalo da Cruz! E esta é a forma de Deus lidar com o pecado! Ele atraiu todas as pessoas à Cruz, a fim de que, através dela, fosse consumada a Sua justiça: condenação, para quem a rejeita como único caminho que leva à reconciliação gratuita com Deus, ou salvação, para quem a recebe e aplica à sua própria vida como o Caminho da Verdade!

Mas o pensamento pequeno e limitado do homem o leva a buscar caminhos alternativos, tanto para se aproximar, quanto para se afastar de Deus. O que quer se aproximar, na sua própria força, no seu próprio conhecimento, anula a mensagem de Jesus, de que o Reino Eterno dos Céus está próximo e que basta a fé na suficiência da obra de Cristo na Cruz, para entrar nele. Os que assim agem, desconsideram a Graça e se penduram na lei, seja ela qual for, afirmando que este é o caminho certo. Assim, tentam fazer com que a eternidade dependa e caiba dentro de um livro! Qualquer livro que lhes apresente alguma lei, ou algo que possam transformar em lei!

Já o que quer se afastar de Deus, não percebe que, ainda que suba aos céus, ou, ainda que desça ao mais profundo abismo, nunca poderá estar longe do Senhor, o seu Criador! Tenta, em vão, viajar por caminhos que aparentam ser livres de Deus, sem perceber que Ele está ali também, observando aquela criatura que se imagina deus e que, por isto, diz não existir um Deus! Se perde na finitude de sua própria vaidade, ao invés de se encontrar na vastidão da eternidade.

“Daí em diante Jesus começou a pregar: ‘Arrependam-se, pois o Reino dos céus está próximo’" (Mt 4.17). Ele não falava sobre uma proximidade no “tempo”, algo que vai chegar logo, mas de uma proximidade no “espaço”, algo que está acessível, pois Ele mesmo é o Caminho para essa eternidade representada por ‘Reino dos céus’. Andando por esse caminho apertado das dificuldades e entrando pela porta estreita, pela qual só passa uma pessoa de cada vez, não um grupo, passamos a fazer parte dessa eternidade, porque estamos nas mãos do Pai da eternidade e, de Suas mãos, ninguém nos arrebata! E o arrependimento que Ele nos cobra é, apenas, que a gente pare de acreditar que somos deuses, ou que podemos chegar a Deus através do nosso próprio esforço, como Israel acreditava que seria!

Isto é um convite para embarcarmos em Suas Palavras, tomarmos lugar sob o Seu jugo suave, enviarmos nossos fardos para longe, através dEle, e viajarmos eternamente em Sua companhia!

Próxima partida, agora mesmo! É só você querer, confiar, e tomar o seu lugar, que já está reservado!

Tenham todos uma ótima viagem!

32 comentários:

Unknown disse...

DEUS É EL-OLAN...O ETERNO

A PALAVRA JEOVA, NOS DA UM IDÉIA LIMITADA AO SER FINITO QUE SOMOS... ENCONTRA-SE NO VERBO SER...PORTANTO, ESTANDO NO PRESENTE,PASSADO E FUTURO...ELE QUE ERA, É E HÁ DE SER....

COMO VC BEM DISSE, QUE TODOS VENHAMOS A FAZER UMA TEODISSÉIA NA ETERNIDADE DE DEUS.

ABRAÇOS AMIGO!
AH..DISPONIBILIZEI SEU BANNER NO MEU BLOG..CASO QUEIRA POR O MEU AQUI..FIQUE NA LIBERDADE QUE SÓ OS SANTOS TEM...
POIS NÃO É POR FORÇA OU VIOLENCIA...MAS ...POR PURA PRESSÃO MESMO RSSSSSS

René disse...

Herrera,

Valeu pela aula, que complementa o texto muito bem!

Já tinha tentado colocar seu banner aqui, mas faltava um detalhezinho no html. Tô indo buscar! (também, depois dessa pressão toda....!!!) rssssss

Abração e continue na Paz!

Wendel Bernardes disse...

Nossa compreensão de tempo e espaço é finita pois é linear... enxergamos o tempo como presente, passado, futuro, de forma crescente.

Mas o tempo não é 'medido' por coisas factuais, por isso às vezes temos a ideia de vivermos alguns déjá vú, pois nossa compreensão apenas topa com aquilo que vemos ou já vimos...

Deus é um Ser inconcebível para nossos pobres padrões humanos e provincianos de ser... rsrsrsrsr

Abraços,

René disse...

rssssss

Padrões provincianos de ser é ótimo, Wendel!!! Caricatura perfeita, dentro da comparação!

E você tem razão em tudo o que disse! Tudo a ver com o texto!

Abração e Paz!

Sensatez disse...

Paz eterna!!
Que coisa mais linda esse texto,quero viajar pra sempre nesse tempo sem fim,ja que o tempo que se limita a nossa compreensão nada é diante do tempo que tem o tempo dEle.
Ele é tudo,nosso Deus, Aleluia!!
Isso me prendeu...
Andando por esse caminho apertado das dificuldades e entrando pela porta estreita, pela qual só passa uma pessoa de cada vez, não um grupo, passamos a fazer parte dessa eternidade, porque estamos nas mãos do Pai da eternidade e, de Suas mãos, ninguém nos arrebata!
Santo é o Senhor!!
Paz amado irmão e bom fim de semana!!

Regina Farias disse...

René,

Confesso que eu também achava que "o Reino está próximo" era referente ao tempo, santa ignorância! Daí morria de medo enquanto ficava sem entender o que era exatamente "se arrepender" pensando "E o que foi que eu fiz de errado?!", então fugia pra debaixo dos lençóis toda noite com medo da proximidade do tal Reino, que só podia ser uma coisa ruim rrss já que me dava tanto pavor.

E não tô falando de quando era menina não,(Abafa rss) foi até uns anos atrás antes da minha conversão.

Eu brinco e tal, mas vejo a importância e a urgência desse seu texto, pois assim como eu, que tenho certo entendimento das coisas pensava assim e sofria, imagine outras pessoas que certamente ainda estão vivendo essa mesma angústia que eu vivi durante séculos.

Que Deus continue te iluminando,

Rê.

Anônimo disse...

Acho que seria como uma formiguinha tentando explicar astronomia, simplesmente, não dá. Nós somos tão ridículos que muitas vezes não nos enxergamos mesmo e apesar disso ainda queremos dissecar Deus, só a graça mesmo. Paz.

Adriana disse...

Palavras não podem expressar caracteristicas, adjetivos, atributos de Deus.

Apenas o Verbo pode mostrá-lO.


Nossa única chance de ver a Deus é olhando para o Verbo encarnado.

abraços

Rô Moreira disse...

Deus é eterno,não está preso ao tempo e ao espaço. Muito bom seu texto. Paz!

René disse...

Rita,

Eu tinha certeza que você seria uma das passageiras! E fico feliz que você tenha 'mergulhado' no texto e tenha gostado. Às vezes é bom a gente se conscientizar dessa diferença infinita que existe entre nós e Ele!

Bom domingo pra você e sua família!
Grande abraço e continue na Paz!

René disse...

Sabe, Rê,

Parece brincadeira, mas o que você disse é a pura verdade! E eu também ficava olhando para o futuro, tentando identificar a chegada do Reino. Isto dava um medo terrível! Era um questionamento sem fim: será que vou estar pronto? Será que Deus vai olhar dentro de mim e me pulverizar?

Claro, com o tempo, o Senhor foi me ensinando mais a Seu respeito. Me fez ver que Ele continua sendo Juiz, mas não aquele 'juiz implacável' criado pelo homem. O Juiz permeia a Sua justiça com Seu amor, com misericórdia, com perdão, com bondade, e todos os Seus atributos!

Mais tarde Ele me ensinou que o Seu Reino não vinha do futuro pra o nosso tempo, e nem o nosso tempo se encaminhava pra um Reino no futuro! Já estava tudo aí! Era só uma questão de abrir os olhos, ver, crer, ter fé e se apropriar!

Há muitas pessoas que desconhecem isto, ainda. Precisamos, sim, pregar essa proximidade do Reino, assim como Jesus fez!

Abração e continue na Paz!

René disse...

Cláudio,

É uma ótima comparação! Ainda que esta também esteja limitada, de alguma forma, dá uma boa noção do que somos diante do Eterno!

Graças a Deus, pela Graça!!!

Grande abraço e muita Paz!

René disse...

Dri,

Você tocou num ponto importantíssimo: a incapacidade das palavras em expressar determinadas coisas.

Jesus veio e pregou (usou palavras) o Evangelho. Não creram nEle, porque, por palavras, não foram convencidos do seu pecado!

Mas, aí, o plano perfeito de Deus ainda continuaria. O Espírito Santo veio para convencer a todos, sem palavras. O que Ele fala ao nosso coração é um idioma misto de toques, de sensações, que são todos a essência da Palavra antes pregada!

Isto é olhar para e viver o Verbo encarnado!!

Abração e Paz!

René disse...

Rô,

Que bom que você gostou do texto! Sua opinião é bastante importante pra mim, pois me anima a continuar orando e buscando o entendimento e o conhecimento do Senhor, pra compartilhar com as pessoas. Mesmo que muitas pessoas já tenham recebido esse conhecimento, e você é uma delas, há aquelas que, como eu, estão em um momento onde tal conhecimento é muito importante e necessário!

Grande abraço e continue na Paz!

Rô Moreira disse...

Meu Deus René não diga isso. Você tem muito conhecimento, eu vivo aprendendo contigo, você não imagina como tenho aprendido com você e maninho. Vocês tem sido uma fonte em minha vida neste tempo que tenho estado na internet. Só tenho agradecer a Deus por ter vocês aqui todos os dias me ajudando a compreender o reino de Deus eterno, e que habita em nós, este reino que estar dentro de cada um de nós. Paz e obrigada por tudo.

René disse...

Rô,

Então, no mínimo, posso dizer que há uma permuta, entre nós. Você tem me passado o que o Senhor tem ensinado a você e vice-versa.

E não é este o espírito de Igreja? Compartilhamos aquilo que o Senhor nos ensina, para mútua edificação!

Graças a Deus, por isto!

Eu que agradeço a você, Rô!

Abração e continue na Paz!

Wendel Bernardes disse...

René e Rô
como diria a Bispa...
a seda no preço que tá e vocês nessa rasgação.... façam-me um favor, heim!

René disse...

É, Wendel,

A seda tá caríssima, mesmo! Mas a Rô merece, você sabe!

Wendel Bernardes disse...

A Rô merece sedas e confetes, mas isso fica por conta de quem gosta dessas coisas... (ui)!!!

KKKKKKKKKK

René disse...

Well... também não é por esse lado, tchê!!! rsssss

Wendel Bernardes disse...

Eu sei que não, mas esse tchê denuncia muito amigo...
és de pelotas não né?

uhauhahuahua

René disse...

Uii!! Gancho de esquerda não vale!!! rssss

Sou de Porto Alegre, com mais de 300 kilômetros de distância entre uma e outra cidades!!!

Wendel Bernardes disse...

Gaucho de esquerda?
rsarsarsarsarsarsarsa

Adorei (nem sei porque mas gostei)

Abraços!

Alan Capriles disse...

Parabéns pelo texto, amigo, que me fez lembrar das perguntas que mais gosto de fazer:

Se a eternidade teve um princípio, o que veio antes dele? E se o infinito acaba, o que há depois do fim? E se Deus não existiu sempre, quem criou Deus?

Ufa... Meditar nessas questões é mesmo uma viagem! Mas gosto de fazê-lo, porque isso me torna mais humilde e, ao mesmo tempo, fortalece minha fé.

Afinal, o que são meus problemas diante da eternidade?

Alguém já disse que "lamentar o passado nos rouba metade do presente, e preocupar-se com o futuro nos rouba a outra metade".

Vivamos então com sabedoria, nesse eterno "agora", que não por acaso chamamos de "presente" - um presente de Deus.

Um forte abraço, na paz do Senhor Jesus!

René disse...

Ééééé.... Vai mexendo com um ungido do senhor, vai!!!

Falei gaNcho, não gaUcho, pô!!!

Abração!!

René disse...

Alan,

Ao ler as perguntas que você citou, me lembrei que as fiz quando era criança, sendo doutrinado pela Igreja Luterana, e que me levaram ao ateísmo, logo depois, por não ter obtido resposta na época.

Graças a Deus, alcancei o Seu presente, que é o nosso momento atual em suas mãos, para todo o sempre.

Grande abraço, meu querido, e continue na Paz!

Wendel Bernardes disse...

Cara,
o que é um 'enezinho' a toa?
de gancho pra gaúcho pouco falta...

Tu tabém já tá aderindo a teologia do 'não toqueis nos meus ungidos'?

decepcionei...

fala sério!
ts

René disse...

Uai!!! Não tenho mais argumentos, tenho que apelar!!! Não é assim que se faz??

Pô, Pastor Wendel, dá uma chancheginha aí!!!

Wendel Bernardes disse...

Cara,
num cai nessa parada da Rê, da Drí e do Jc de 'pastor' não, heim!
Pior seria se vc me chamasse de ervilha também...

Vamos combinar assim, eu esqueço que tu és de Pelotas e tu esquece essa parada de ervilha pastoral, ok?

Pronto!

René disse...

Hummmmmm.... proposta tentadora...

Tá bom! Negócio fechado!

Wendel Bernardes disse...

RSsrsrsrsrsrrsrs

Viu como aprendi a negociar?
Miserável homem que sou!
rarararararararararar

René disse...

Acho que foi por isto que disseram que a Igreja substituiu Israel. Você negocia melhor do que eles!!